Governo mostra simulações de novas tabelas de IRS. Ganho líquido mensal chega a 5%
O Governo admite que com as novas tabelas de retenção na fonte haverá um reembolso menor na altura do acerto de contas. Simulações mostram ganhos maiores para solteiros com um dependente.
Na véspera da entrada em vigor das novas tabelas de retenção na fonte de IRS, o Governo também avança as suas próprias simulações, que mostram que o ganho líquido mensal chega a ser de 5%, no caso de um solteiro com um dependente. Finanças admitem que com o novo esquema, os reembolsos serão menores.
O Ministério liderado por Fernando Medina recorda que as novas tabelas têm dois objetivos: “Garantir que a um aumento do rendimento bruto corresponde sempre um aumento do rendimento líquido ao final do mês”, e “assegurar uma maior e crescente aproximação do valor das retenções na fonte ao valor do IRS liquidado através da entrega da declaração Modelo 3 de IRS”.
Ora isto é alcançado através de uma lógica de taxa marginal, que torna mais aproximado o valor retido daquele efetivamente devido (ainda que continue a existir uma diferença). O Governo enviou, em comunicado, simulações para três tipos de contribuinte que mostram as diferenças na remuneração líquida mensal. Começando pelo solteiro sem dependentes, os ganhos vão desde 12 a 33 euros (este último, para um contribuinte com um rendimento bruto mensal de 3.400 euros), face ao primeiro semestre.
Já no solteiro com um dependente é onde se veem ganhos líquidos percentuais maiores. Chegam a ser de 5% para aqueles que ganham entre 850 e 900 euros por mês, tendo uma variação de mais de 30 euros. Os que recebem 3.000 euros têm mais 49,68 euros disponíveis na conta ao final do mês, número que sobe para 65 euros no caso dos salários de 3.400 euros.
Finalmente, os casados com um dependente têm ganhos de 1% a 3% mensais, comparativamente com as tabelas que estavam em vigor na primeira metade do ano. A variação líquida vai desde 10,52 euros para aqueles que recebem mil euros brutos mensais, até 48,4 euros para os contribuintes com um salário de 3.400 euros brutos.
É de recordar que estas novas tabelas não trazem mudanças ao valor efetivamente pago de imposto, apenas ao momento em que é pago. Assim, no ano seguinte, “passará a haver menos acerto a fazer”, sinalizam as Finanças.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo mostra simulações de novas tabelas de IRS. Ganho líquido mensal chega a 5%
{{ noCommentsLabel }}