Fundo soberano da Noruega aumenta participação na EDP para 5,06%
A posição do Norges Bank na elétrica portuguesa vale agora 910 milhões de euros, o que torna o fundo soberano da Noruega no quinto maior acionista da EDP.
O Norges Bank, fundo soberano da Noruega, elevou a sua participação na EDP de 2,21% para 5,06%, segundo a informação enviada esta sexta-feira pela empresa liderada por Miguel Stilwell d’Andrade à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
“No dia 6 de julho de 2023, o Norges Bank comunicou à EDP, nos termos do artigo 16.º do Código dos Valores Mobiliários, que aumentou a respetiva participação para 5,06% do capital social e dos respetivos direitos de voto da EDP”, lê-se no comunicado, que indica ainda que “o patamar de 5% foi ultrapassado pela referida sociedade no dia 5 de julho de 2023”.
O fundo soberano da Noruega detém agora direitos de voto sobre 211.862.946 ações da elétrica portuguesa e torna-se, assim, o quinto maior acionista da empresa, depois da China Three Gorges (20,86%), da espanhola Oppidum Capital (6,82%), da gestora de ativos norte-americana Blackrock (6,82%) e o fundo de pensões Canada Pension Plan Investment Board (5,61%).
Com uma capitalização em bolsa de, atualmente, 18,2 mil milhões de euros, a posição do Norges Bank na EDP está agora avaliada em 910 milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fundo soberano da Noruega aumenta participação na EDP para 5,06%
{{ noCommentsLabel }}