EUA afasta entrada da Ucrânia na NATO “neste momento”
Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA admitiu que o processo de adesão da Ucrânia vai ser discutido na cimeira da NATO da próxima semana, mas até à adesão falta a Kiev "dar mais passos".
A Casa Branca disse esta sexta-feira que a proposta de entrada da Ucrânia na NATO vai ser discutida, mas não decidida, na cimeira da Aliança Atlântica da próxima semana, que se realiza em Vilnius, na Lituânia, avança a agência noticiosa France Presse.
O processo de adesão da Ucrânia à NATO será discutido no encontro, mas Kiev “ainda tem de dar mais passos antes da adesão” e “não vai aderir” neste momento, afirmou o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, em conferência de imprensa.
Jake Sullivan confirmou ainda que os Estados Unidos vão fornecer munições de fragmentação (cluster) à Ucrânia, ultrapassando uma barreira importante no tipo de armamento oferecido a Kiev para se defender da Rússia.
“É uma decisão difícil, adiámo-la” por algum tempo, mas era “a coisa certa a fazer”, sublinhou o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EUA afasta entrada da Ucrânia na NATO “neste momento”
{{ noCommentsLabel }}