Eurostat: rendimentos das famílias da zona euro recuou em 2016, mas sobem na UE

  • Lusa
  • 28 Abril 2017

A Eurostat revela um declínio de 0,2% nos rendimentos das famílias da zona euro embora os membros da UE vivam um aumento, dados referentes ao último trimestre de 2016. O consumo cresce.

O rendimento real ‘per capita’ do agregado familiar na zona euro recuou 0,2% no quarto trimestre de 2016, depois de ter crescido 0,2% tanto no período homólogo, como no trimestre anterior, divulgou esta sexta-feira o Eurostat. Quanto ao conjunto dos 28 Estados-membros da UE, o rendimento real por habitante aumentou 0,5% no quarto trimestre do ano passado, em linha com o período homólogo de 2015 e acima dos 0,1% do anterior.

Ainda segundo o gabinete de estatísticas da União Europeia (UE), nos países da zona euro, o consumo ‘per capita’ aumentou entre outubro e dezembro de 2016, com uma variação positiva de 0,1%, após uma subida de 0,4% no trimestre anterior e de uma estabilização no período homólogo.

Já os países membros da UE registaram um aumento do consumo ‘per capita’ de 0,3%, a mesma taxa que entre outubro e dezembro de 2015 e abaixo dos 0,8% registados no terceiro trimestre de 2016. O consumo real dos agregados familiares por habitante é definido como o rendimento bruto ajustado das famílias dividido pela população total. A ambos os indicadores são ainda aplicados os índices de preços.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eurostat: rendimentos das famílias da zona euro recuou em 2016, mas sobem na UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião