Inflação na zona euro chega a 1,9%, perto do objetivo do BCE

  • Marta Santos Silva
  • 28 Abril 2017

O índice de preços ao consumidor nos países da moeda única subiu em abril, o que pode anunciar mudanças para breve nos programas do Banco Central Europeu.

A inflação da zona euro atingiu um nível próximo do objetivo do Banco Central Europeu, com o índice de preços ao consumidor a subir, o que levantará debate sobre o fim anunciado do programa de quantitative easing.

Os preços ao consumidor subiram 1,9% em abril em relação ao ano anterior, de acordo com o Eurostat, após uma subida de 1,5% em março, chegando assim perto do objetivo do BCE de uma inflação próxima mas inferior a 2%. Mesmo excluindo os preços da energia e outros aspetos voláteis, a inflação subjacente (core) subiu drasticamente para os 1,2%, mais do que o esperado pelos economistas.

Falta saber o que vai fazer o Banco Central Europeu, cuja política de quantitative easing se tem focado em subir a inflação na zona euro, através de compras de títulos de dívida soberana dos países membros. Esta quinta-feira, os membros da instituição optaram por manter o programa de compras inalterado para já, assim como as taxas de juro. Os valores inesperadamente altos da inflação poderão, no entanto, fazer com que o programa de compras seja revisto mais rapidamente do que se pensava.

“O BCE poderá anunciar mesmo já em setembro que o seu programa de compras será reduzido em dez mil milhões de euros em janeiro”, dissera, antes da divulgação dos dados do Eurostat esta manhã, o economista-chefe da Bloomberg Intelligence para a zona euro, David Powell. O programa atual de estímulos económicos prevê a compra de 60 mil milhões de euros de ativos mensais.

No entanto, na conferência de imprensa que se seguiu à reunião de ontem do Conselho de Governadores do BCE, Mario Draghi, dirigente da instituição, salientou a volatilidade da inflação como um fator de risco. “Ainda temos de observar uma tendência convincente de recuperação da inflação”, referiu. Abril pode ser o princípio dessa tendência, se esta se mantiver, o que é esperado, durante os próximos meses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação na zona euro chega a 1,9%, perto do objetivo do BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião