Taxa de inflação homóloga da Zona Euro confirmada em 1,5% em março

  • Lusa
  • 19 Abril 2017

A taxa de inflação está agora em linha com o objetivo traçado pelo BCE, depois de ter chegado à meta de quase 2% em fevereiro.

A taxa de inflação homóloga da Zona Euro recuou 0,5 pontos para 1,5% em março, divulgou o Eurostat esta quarta-feira, confirmando a primeira estimativa. Já no conjunto dos 28 países da União Europeia (UE), a taxa de inflação homóloga recuou para 1,6% em março, face aos 2,0% registados em fevereiro.

Em março de 2015, a taxa de inflação dos 19 países da moeda única e no conjunto da UE era de 0,0%.

Segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE, em março as menores subidas homólogas de preços foram observadas na Roménia (0,4%), na Irlanda e na Holanda (0,6% cada) e as maiores na Letónia (3,5%), na Lituânia (3,2%) e na Estónia (3,0%).

Face a fevereiro, a inflação homóloga baixou em 17 Estados-membros, manteve-se estável em seis e aumentou em outros cinco.

Em Portugal, os preços subiram, em março, 1,4%, depois de terem aumentado 1,6% em fevereiro.

A taxa de inflação está em linha com o objetivo traçado pelo Banco Central Europeu — próxima mas abaixo dos 2% — depois de em fevereiro ter chegado àquela meta, pela primeira vez em quatro anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de inflação homóloga da Zona Euro confirmada em 1,5% em março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião