Lucros da REN sobem quase 40% para 63 milhões no primeiro semestre
Lucros da REN subiram 37,5% até junho, face ao período homólogo, para 63 milhões, num período em que o EBITDA cresceu para 264,9 milhões potenciado pela atividade doméstica e internacional.
A Redes Energéticas Nacionais (REN) fechou o primeiro semestre com uma subida de 37,5% nos lucros face ao primeiro semestre do ano passado. De acordo com os resultados divulgados esta quinta-feira, até junho, o resultado líquido foi de 63 milhões de euros tendo a entidade beneficiado de um aumento do EBIT (lucros antes de juros e impostos) de 25 milhões de euros.
“Este resultado beneficiou de um robusto desempenho operacional, da redução dos custos operacionais e da contribuição da atividade internacional”, lê-se no comunicado enviado às redações.
Apesar dos ganhos, a empresa liderada por Ricardo Costa dá conta de que até junho registou-se um “aumento ligeiro” do custo médio da dívida, de 1,66% para 2,37% e uma subida de 6,2 milhões de euros na carga fiscal.
Face ao primeiro semestre de 2022, indica a REN, o EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) cresceu 11,1% para 264,9 milhões de euros, refletindo contribuições positivas tanto da atividade doméstica — que cresceu 19,6 milhões de euros — como da atividade no Chile que cresceu 6,9 milhões de euros.
Por sua vez, o CAPEX aumentou 33,0 milhões para 111,8 milhões, tratando-se de um crescimento de 41,9%, “fruto do reforço da rede elétrica para ligação dos novos projetos na área da produção de energias renováveis”, lê-se no relatório de contas. Já as transferências para a base de ativos regulados cresceram 11,1 milhões de euros no primeiro semestre.
Na mesma nota, a REN dá conta que graças ao recuo dos preços da eletricidade, a empresa conseguiu ter uma baixa dos custos operacionais de 3,8%, isto é, 2,2 milhões de euros, ainda que tenha registado uma subida dos custos com pessoal. “Este crescimento reflete ajustes salariais resultado da inflação e um aumento de 3% do quadro de colaboradores do grupo REN para 725 funcionários“, explica a empresa.
Notícia atualizada às 17h28
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lucros da REN sobem quase 40% para 63 milhões no primeiro semestre
{{ noCommentsLabel }}