Banco de Fomento passa 200 milhões do apoio estratégico para o capital de risco

  • ECO
  • 28 Julho 2023

O BPF tirou 200 milhões do programa de investimento direto em empresas de interesse estratégico nacional para o Programa de Venture Capital (VC), através do qual investe indiretamente em startups.

O Banco Por­tu­guês de Fomento tirou 200 milhões aos 400 milhões de euros do pro­grama de inves­ti­mento direto em empre­sas de inte­resse estra­té­gico naci­o­nal, atra­vés do qual só apo­iou seis empre­sas até ao momento, e passou essa verba para o capital de risco.

De acordo com a notícia avançada pelo Público esta sexta-feira, estes 200 milhões, que fazem parte do bolo de 1.300 milhões que o banco gere em nome do Estado atra­vés do Fundo de Capi­ta­li­za­ção e Resi­li­ên­cia, serão trans­fe­ri­dos para o Pro­grama de Ven­ture Capi­tal, atra­vés do qual o Estado investe indi­re­ta­mente, cola­bo­rando com socie­da­des de capi­tal de risco, em empre­sas novas e emer­gen­tes (como as star­tups tec­no­ló­gi­cas).

O jornal adianta que a recapitalização estratégica teve poucos interessados e resultados muito aquém do orçamento que estava disponível. Em contrapartida, o Programa de Venture Capital, apresentado no final de 2022, registou uma procura muito acima da dotação, com intenções de investimento de 877 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Fomento passa 200 milhões do apoio estratégico para o capital de risco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião