Algarve é a única região com dormidas ainda abaixo de 2019
Em junho, a região algarvia registou menos 7% de dormidas do que em 2019, isto quando todas as outras regiões já superam os níveis antes da pandemia.
O Algarve é a única região do país que ainda regista dormidas abaixo de 2019. Enquanto todas as outras regiões já superam os níveis registados antes da pandemia, a região algarvia continua para trás, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Em junho, o Algarve registou 2,26 milhões de dormidas, mantendo-se como a principal região turística do país no verão. Ainda assim, esse número fica 7% aquém do que registava em junho de 2019, antes da crise pandémica.
Todas as outras regiões tiveram crescimentos face a esse período. Enquanto o país registou 7,45 milhões de dormidas no mês passado, um aumento de 4% face a junho de 2019, destacaram-se as regiões do Norte e Açores (com crescimentos de 17%) e da Madeira (com subida de 14%).
Em termos acumulados, os dados do primeiro semestre mostram também que o Algarve é a única região que ainda não recuperou os níveis da pandemia. As 8,5 milhões de dormidas registadas entre janeiro e junho na hotelaria e outros alojamentos algarvios estão 1% abaixo dos níveis registados no mesmo período de 2019.
E isto quando o país observa já níveis de dormidas 11% acima, com mais de 33 milhões de dormidas, destacando-se (novamente) as regiões do Norte, Açores e Madeira.
Por outro lado, Lisboa distanciou-se do Algarve como a região com mais dormidas, atingindo as 9,4 milhões de dormidas nos primeiros seis meses do ano, mais 10% em relação ao mesmo período de 2019. Há quatro anos as duas regiões estão com os mesmos níveis de dormidas.
Quanto aos principais mercados, os EUA e Canadá registam os maiores crescimentos face a junho de 2019 (60,3% e +39,7%, respetivamente), e também face ao mesmo mês de 2022 (+22,2% e +36,2%, pela mesma ordem).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Algarve é a única região com dormidas ainda abaixo de 2019
{{ noCommentsLabel }}