Apple e Microsoft são as empresas com maior valor de mercado
Ações tecnológicas em Wall Street têm registado uma forte recuperação este ano. Em julho, a Apple tornou-se a primeira empresa no mundo a alcançar um valor de mercado de três biliões de dólares.
A Apple — que em julho se tornou a primeira empresa no mundo ao atingir um valor de mercado de três biliões de dólares — e a Microsoft são as empresas com maior capitalização bolsista a nível global, noticia a Reuters.
A gigante tecnológica liderada por Tim Cook anuncia os resultados do trimestre terminado em junho na próxima quinta-feira. O valor bolsista que a Apple alcançou em Wall Street no mês passado foi impulsionado pelas esperanças de expansão em novos mercados e as expectativas de uma subida mais moderada das taxas de juro nos EUA.
Com um valor de mercado de 2,49 biliões de dólares no final de julho, a Microsoft superou as previsões dos analistas quanto às suas receitas do quarto trimestre fiscal, que se fixaram nos 52,8 mil milhões de dólares. Este aumento de 7% deveu-se ao crescimento das suas atividades de computação em nuvem e de software de escritório, embora o preço das suas ações tenha recuado 1,4% em julho, na sequência do plano de despesas que apresentou para satisfazer a procura de serviços de inteligência artificial.
A Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, também viu a sua capitalização bolsista aumentar em mais de 10% no mês passado, graças às previsões otimistas da empresa de Mark Zuckerberg em termos de receitas, bem como ao crescimento robusto das receitas de publicidade no segundo trimestre de 2023.
Na semana passada, o analista Dan Ives, da Wedbush, sublinhou numa nota que este ano começou “um novo mercado de alta tecnologia”. “Acreditamos que a corrida à inteligência artificial é um ‘momento de 1995’, semelhante ao início da Internet, e não um momento de bolha de 1999/2000″, disse, citado pela Reuters.
No setor financeiro, o valor de mercado do JP Morgan ChaseBankcresceu cerca de 8,6% no mês passado, beneficiando dos pagamentos de juros pelos clientes e da compra do First Republic Bank. O JP Morgan Chase ficou com os ativos do banco colapsado, na ordem de 173 mil milhões de dólares em empréstimos, mais 30 mil milhões em garantias e ainda 92 mil milhões de dólares em depósitos.
De acordo com os dados da Refinitiv, 69% das empresas norte-americanas de grande e média capitalização superaram, até ao momento, as estimativas do mercado para o segundo trimestre do ano. Só as cotadas do setor tecnológico são responsáveis por 82% das “surpresas positivas”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Apple e Microsoft são as empresas com maior valor de mercado
{{ noCommentsLabel }}