PP e Vox chegam a acordo para governar em Aragão. É a quarta coligação dos dois partidos

  • Joana Abrantes Gomes
  • 4 Agosto 2023

O PP e o Vox selaram, em Aragão, o seu quarto acordo de coligação. Apenas as regiões de Múrcia e de Navarra ainda não conseguiram chegar a acordo para formar governo após as eleições de 28 de maio.

O acordo alcançado em março de 2022 entre o Partido Popular (PP) e o Vox para formar o seu primeiro governo de coligação na região de Castela e Leão foi o pontapé de saída para uma série de pactos que se seguiram mais de um ano depois, na sequência das eleições regionais e municipais de maio em Espanha. Esta sexta-feira, foi firmado o quarto acordo entre os dois partidos, agora na região autónoma de Aragão.

Jorge Azcón (PP) fica com a presidência do Executivo, entregando uma das vice-presidências ao partido de extrema-direita, juntamente com dois ministérios: o da Agricultura e Pecuária e o do Desenvolvimento Territorial, Despovoamento e Justiça (este último incluído no cargo de vice-presidente, que será ocupado por Alejandro Nolasco).

De acordo com o jornal El Mundo, a distribuição das pastas foi ultimada ao fim da tarde desta sexta-feira para fechar o futuro governo de coligação, sendo que o Vox aspirava a ter uma vice-presidência e a controlar três ministérios regionais. Mas, no final, o PP acabou por conseguir diminuir as exigências do partido liderado por Santiago Abascal.

A agência noticiosa Efe avança também que o acordo entre o PP e o Vox para o governo regional de Aragão assenta em 80 pontos, divididos em 10 áreas, que incluem a revogação da lei da memória democrática de Aragão e a reforma da lei sobre identidade e expressão de género e igualdade social e não discriminação.

Entre as medidas económicas, destaca-se uma redução de meio ponto nos cinco primeiros escalões do IRS (até 50.000 euros) e um plano de ajudas diretas aos agricultores e criadores de gado, a par com uma linha de financiamento de empréstimos para que possam fazer face às despesas correntes das suas explorações.

Desta forma, um dos governos regionais que ainda não tinham sido formados após as eleições de 28 de maio verá brevemente a luz do dia, uma vez que o prazo para a investidura em Aragão é 23 de agosto. Falta apenas Múrcia, onde o PP e o Vox estão atualmente em desacordo, e Navarra, onde o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) e o partido navarro Geroa Bai voltaram a aproximar-se, mas ainda não definiram a sua governabilidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PP e Vox chegam a acordo para governar em Aragão. É a quarta coligação dos dois partidos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião