Dívida “verde” no nível mais alto desde pelo menos 2021 com valor de mercado de 8,6 mil milhões
Banco de Portugal revela que em junho, o valor de mercado dos títulos de dívida ESG (ambiente, social e governança) atingiu o valor mais alto desde de que há registo.
O valor de mercado dos títulos de dívida classificados como ESG (ou seja, que têm em conta critérios ambientais, sociais e de governança) atingiu em junho o patamar mais elevado de sempre.
De acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Banco de Portugal (BdP), naquele mês, as emissões dos títulos de dívida ESG, isto é, dívida que as empresas vendem para financiar projetos com um impacto benéfico ao nível do ambiente, social ou da governança, superaram as amortizações em 0,8 mil milhões de euros, o valor mais elevado desde setembro de 2021.
Já o valor de mercado destes títulos atingiu 8,6 mil milhões de euros, fazendo deste o valor mais elevado da série, iniciada em janeiro de 2021. “É de referir que este tipo de títulos foi emitido em Portugal pela primeira vez em janeiro de 2019”, aponta o banco central na nota divulgada.
Apesar deste valor recorde, no que diz respeito às emissões de dívida verde soberana, Portugal ainda está atrás dos restantes países da OCDE. De acordo com Nuno Fernandes, professor Catedrático na IESE Business School e presidente do conselho de Auditoria do Banco de Portugal, em entrevista ao Eco/Capital Verde, o país “é um dos poucos que ainda não fez emissões de greenbonds” soberanas.
“Há muitos Estados que já emitiram obrigações verdes. E acho que sim, que é importante que os próprios Estados, nos seus gastos, comecem a incorporar critérios de sustentabilidade e de ambiente”, referiu o mesmo na entrevista.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dívida “verde” no nível mais alto desde pelo menos 2021 com valor de mercado de 8,6 mil milhões
{{ noCommentsLabel }}