Segurança Social está a demorar mais 31 dias a aprovar pensões
O aumento dos processos acumulados está a pesar no tempo de espera para o pagamento das pensões. Pensão de velhice é a que mais demora, com 31 dias de espera.
A Segurança Social demorou mais 31 dias no ano passado a aprovar pensões de velhice, como resultado de um aumento de 20,8% nos processos acumulados no final do ano. Os dados constam do relatório de atividades do Instituto da Segurança Social (ISS) relativo a 2022, citado esta quarta-feira pelo Jornal de Negócios, onde se lê que o aumento dos processos pendentes “poderá ter como causa” a redução de recursos humanos.
Além do aumento dos processos acumulados ligados às pensões de velhice, os dados dão conta que o número de processos pendentes de pensão de invalidez aumentou 24,7%, ainda que venha acompanhado de uma redução de 26,8% na pensão de sobrevivência.
Feitas as contas, o tempo médio de “decisão” de pensões de velhice aumentou 31 dias (de 120 em 2021 para 151 em 2022), depois de no ano anterior este prazo já ter tido um acréscimo de dez dias. Já no caso das pensões de invalidez e sobrevivência, o tempo médio recuou, com menos 12 dias no primeiro caso (para 143 dias) e menos 13 no segundo (para 51).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Segurança Social está a demorar mais 31 dias a aprovar pensões
{{ noCommentsLabel }}