Espanha apresenta candidatura de Nadia Calviño a presidente do BEI
A liderança do Banco Europeu de Investimento será disputado com a dinamarquesa Margrethe Vestager. Ministros das Finanças da União Europeia devem escolher candidato em setembro.
Espanha formalizou esta sexta-feira a candidatura da vice-presidente do governo, e responsável pelas finanças espanholas, Nadia Calviño, à liderança do Banco Europeu de Investimento (BEI), avança o jornal El País. O cargo também será disputado pela comissária europeia da concorrência Margrethe Vestager.
O alemão Werner Hoyer, no cargo há mais de 11 anos, termina o mandato no banco no final deste ano e está previsto que os 27 ministros das Finanças (Ecofin) votem o sucessor em setembro, em Santiago de Compostela, durante a presidência espanhola do Conselho da União Europeia.
Se Calviño conseguir o cargo, seria a primeira vez que um espanhol ocuparia a presidência do BEI. Caso Pedro Sánchez se conseguir manter no governo espanhol, após as eleições antecipadas que não deram maioria absoluta a nenhum dos partidos, a atual vice-presidente do Executivo espanhol não poderia permanecer com a pasta das finanças a partir de 2024.
Além de Espanha com Nadia Calviño, e da comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, também Itália já apresentou a candidatura de Daniele Franco, ministro das Finanças do governo de Mario Draghi. A Polónia terá avançado com Teresa Czerwinska, atualmente vice-presidente do BEI e a Suécia anunciou que iria nomear Thomas Ostros, também vice-presidente desta instituição.
Portugal não avança assim com um candidato, mas há um português na instituição: Ricardo Mourinho Félix é vice-presidente do BEI.
(Notícia atualizada às 19h50)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Espanha apresenta candidatura de Nadia Calviño a presidente do BEI
{{ noCommentsLabel }}