Empresas do centro candidatam a apoios projetos de gases renováveis de 55 milhões
Um terço das candidaturas para o segundo aviso lançado pelo Governo para a produção de gases renováveis, que conta com uma dotação de 83 milhões de euros, dizem respeito a projetos na zona centro.
A consultora financeira FI Group avança que esteve envolvida num total de seis candidaturas ao segundo aviso lançado pelo Governo para apoiar projetos de gases renováveis. No seu conjunto, estas candidaturas representam projetos de 90,5 milhões de euros, sendo que 54,8 milhões de euros se referem a investimentos na zona centro do país.
“Este investimento será localizado, principalmente, na região Centro, sublinhando e maximizando o potencial desta zona do país para a implementação de projetos focados na produção de energia limpa”, lê-se no comunicado, enviado às redações.
O Governo fez recentemente um balanço dos resultados do segundo aviso que lançou para a produção de gases renováveis, no qual as referidas candidaturas se inserem. O aviso conta com uma dotação de 83 milhões de euros, atribuídos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Somaram-se 49 candidaturas a este segundo aviso, que foram entregues até ao passado dia 31 de julho. Em termos de distribuição territorial, 39% dos projetos situavam-se na região do Alentejo, 33% na região Centro, 20% na região de Lisboa, 6% na região Norte e 2% na região do Algarve.
Das candidaturas submetidas, 39 dizem respeito a projetos de hidrogénio verde, nove são de biometano e um projeto prevê a produção dos dois gases renováveis, indicou o Governo. No total, as candidaturas submetidas preveem adicionar 443 megawatts (MW) de capacidade de produção, requerem 353 milhões de euros de financiamento e o total de investimento ascende a 906 milhões de euros.
A dotação disponível, os 83 milhões de euros, foi então largamente ultrapassada. Neste sentido, o Governo, ao mesmo tempo que apresentou os resultados da primeira fase de candidaturas, lançou um terceiro aviso, com uma dotação de 70 milhões de euros.
Antes destes avisos, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, já tinham sido atribuídos 102 milhões de euros, que alavancaram um total de 229 milhões de euros de investimento, em 25 novos projetos, com uma capacidade instalada de 106 MW.
Estes apoios multiplicam-se após a revisão do Plano Nacional de Energia e Clima para 2030, divulgada no passado mês de junho. Na nova versão do documento estipula-se o aumento da meta de capacidade de produção de hidrogénio verde de 2,5 gigawatts (GW) para 5,5 GW em 2030.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Empresas do centro candidatam a apoios projetos de gases renováveis de 55 milhões
{{ noCommentsLabel }}