Famílias adiam crédito para comprar casa à espera da nova regra
Intermediários adiantam que famílias e bancos estão a adiar contratos para fins de setembro ou início de outubro, altura em que deve vigorar nova lei que deverá alargar elegibilidade de clientes.
Depois de o Banco de Portugal (BdP) decidir alterar a fórmula de cálculo da taxa de esforço na concessão de crédito à habitação, as famílias e as instituições financeiras aguardam pela mudança das regras. Segundo noticia o Jornal de Negócios (acesso pago), há famílias a adiar contratos para o final de setembro ou início de outubro, de modo a serem elegíveis para o corte para metade do “choque extra” nos empréstimos.
“As famílias que anteciparem que os seus financiamentos serão recusados pela regra atual, terão todo o interesse em adiar o processo uns meses“, indica Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças, em declarações ao jornal. O gestor da plataforma, que opera como intermediário de crédito, admite assim que os bancos congelem operações de concessão de empréstimos até que as novas regras entrem em vigor, já que “é a diferença entre verem aprovado o seu processo ou recusado”.
Nuno Rico, especialista em assuntos financeiros da Deco Proteste, considera possível essa hipótese, considerando que a mudança ao teste de stress é positiva e que levará mais pessoas a verem aprovados os seus pedidos de crédito. Como estava definido, o teste de stress “foi pensado num contexto de taxas negativas”, por isso, “quem está a contratar crédito está a lidar com testes de stress na ordem dos 7% a 8%”, valores nunca atingidos em Portugal desde 1999, ano em que entrou na Zona Euro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Famílias adiam crédito para comprar casa à espera da nova regra
{{ noCommentsLabel }}