Prestação da casa sobe até 48% em agosto. Saiba quanto pagará a mais pelo seu crédito à habitação

As famílias com crédito à habitação que vejam o seu contrato revisto em agosto contarão com mais uma subida da prestação. O aumento pode ser superior a 265 euros num crédito com Euribor a 12 meses.

O mês de julho foi marcado por mais uma subida das taxas Euribor. Há 19 meses consecutivos que as taxas médias das Euribor a três, seis e 12 meses renovam novos máximos a cada mês que passa.

Para quem tem crédito à habitação à taxa variável, estas não são boas notícias. Como as Euribor são utilizadas como indexante da taxa de juro dos empréstimos à habitação, significa que, mais uma vez, vão ter de acomodar um aumento da prestação da casa no seu orçamento familiar.

De acordo com cálculos do ECO com base num crédito à habitação a 30 anos indexado à Euribor a 12 meses e com um spread de 1%, a subida das taxas Euribor no último mês irá traduzir-se num aumento da prestação do crédito à habitação até 48%, nos contratos que verão a taxa revista em agosto. Na carteira das famílias, esta subida vai traduzir-se num aumento de cerca de 177 euros da prestação por cada 100 mil euros de financiamento — que perdurará nos próximos 12 meses.

No caso dos contratos indexados à Euribor a 3 e a 6 meses com as mesmas condições que vejam as taxas revistas em agosto, o aumento esperado será mais modesto, na casa dos 6% e 13,6%, respetivamente, que se revela num incremento de 30 e 64 euros por cada 100 mil euros de financiamento.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

Agosto será mais um mês marcado pela subida da prestação da casa. No entanto, é importante salientar que os aumentos consecutivos que se têm assistido nos últimos meses nos contratos cujas taxas são revistas mensalmente estão a ser cada vez menores.

No caso dos contratos indexados à Euribor a três e seis meses, agosto será o oitavo mês de abrandamento do incremento da prestação, ficando longe do aumento mensal de 21,5% e quase 40%, respetivamente, da prestação em dezembro de 2022 — o mês que contou com a maior subida da prestação em ambos os contratos em mais de 20 anos.

Nos contratos indexados à Euribor a 12 meses, agosto será o quinto mês consecutivo de abrandamento da subida da prestação do crédito à habitação, distanciando-se cada vez da subida de 67% registada na prestação dos contratos que foram renovados em março deste ano.

Para efeitos de cálculos absolutos, tome-se como exemplo o perfil do crédito à habitação que o ECO tem usado em anteriores simulações deste exercício: empréstimo de 150 mil euros a 30 anos, com um spread (margem comercial do banco) de 1%. As simulações mostram que as prestações vão aumentar no próximo mês entre 44 euros e 266 euros, consoante o indexante utilizado:

  • Euribor a três meses: a prestação que vai pagar nos próximos três meses irá subir para cerca de 775 euros, mais 44 euros (+6%) relativamente à prestação que pagava desde maio;

    powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

  • Euribor a seis meses: a prestação que vai pagar nos próximos seis meses ficará próxima dos 800 euros, um aumento de cerca de 96 euros (+13,6%) em relação à prestação que pagava desde fevereiro;

    powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

  • Euribor a 12 meses: a prestação que vai pagar nos próximos 12 meses irá subir para 820 euros, mais 266 euros (+48%) face à prestação que pagou no último ano.

    powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

O impacto da subida das Euribor no aumento da prestação da casa será tanto maior ou menor consoante o valor do capital que ainda está em dívida. Para o ajudar a calcular a prestação do seu crédito à habitação, o ECO preparou um simulador. Faça as contas para o seu caso e caso o seu contrato seja revisto em agora, saiba quando irá pagar a mais.

Tenho um crédito à habitação no valor de euros, contratualizado por um prazo de anos, indexado à Euribor a 12 meses (que há um ano estava nos % ), com um spread de %. A prestação da casa que pago atualmente é de 308 euros, mas caso a Euribor a 12 meses passe para %, a prestação passa para 432 euros. (Mude os campos sublinhados para descobrir os números mais próximos da sua previsão.)

Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o artigo no browser.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Prestação da casa sobe até 48% em agosto. Saiba quanto pagará a mais pelo seu crédito à habitação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião