Prestação da casa sobe até 48% em agosto. Saiba quanto pagará a mais pelo seu crédito à habitação

As famílias com crédito à habitação que vejam o seu contrato revisto em agosto contarão com mais uma subida da prestação. O aumento pode ser superior a 265 euros num crédito com Euribor a 12 meses.

O mês de julho foi marcado por mais uma subida das taxas Euribor. Há 19 meses consecutivos que as taxas médias das Euribor a três, seis e 12 meses renovam novos máximos a cada mês que passa.

Para quem tem crédito à habitação à taxa variável, estas não são boas notícias. Como as Euribor são utilizadas como indexante da taxa de juro dos empréstimos à habitação, significa que, mais uma vez, vão ter de acomodar um aumento da prestação da casa no seu orçamento familiar.

De acordo com cálculos do ECO com base num crédito à habitação a 30 anos indexado à Euribor a 12 meses e com um spread de 1%, a subida das taxas Euribor no último mês irá traduzir-se num aumento da prestação do crédito à habitação até 48%, nos contratos que verão a taxa revista em agosto. Na carteira das famílias, esta subida vai traduzir-se num aumento de cerca de 177 euros da prestação por cada 100 mil euros de financiamento — que perdurará nos próximos 12 meses.

No caso dos contratos indexados à Euribor a 3 e a 6 meses com as mesmas condições que vejam as taxas revistas em agosto, o aumento esperado será mais modesto, na casa dos 6% e 13,6%, respetivamente, que se revela num incremento de 30 e 64 euros por cada 100 mil euros de financiamento.

Agosto será mais um mês marcado pela subida da prestação da casa. No entanto, é importante salientar que os aumentos consecutivos que se têm assistido nos últimos meses nos contratos cujas taxas são revistas mensalmente estão a ser cada vez menores.

No caso dos contratos indexados à Euribor a três e seis meses, agosto será o oitavo mês de abrandamento do incremento da prestação, ficando longe do aumento mensal de 21,5% e quase 40%, respetivamente, da prestação em dezembro de 2022 — o mês que contou com a maior subida da prestação em ambos os contratos em mais de 20 anos.

Nos contratos indexados à Euribor a 12 meses, agosto será o quinto mês consecutivo de abrandamento da subida da prestação do crédito à habitação, distanciando-se cada vez da subida de 67% registada na prestação dos contratos que foram renovados em março deste ano.

Para efeitos de cálculos absolutos, tome-se como exemplo o perfil do crédito à habitação que o ECO tem usado em anteriores simulações deste exercício: empréstimo de 150 mil euros a 30 anos, com um spread (margem comercial do banco) de 1%. As simulações mostram que as prestações vão aumentar no próximo mês entre 44 euros e 266 euros, consoante o indexante utilizado:

  • Euribor a três meses: a prestação que vai pagar nos próximos três meses irá subir para cerca de 775 euros, mais 44 euros (+6%) relativamente à prestação que pagava desde maio;
  • Euribor a seis meses: a prestação que vai pagar nos próximos seis meses ficará próxima dos 800 euros, um aumento de cerca de 96 euros (+13,6%) em relação à prestação que pagava desde fevereiro;
  • Euribor a 12 meses: a prestação que vai pagar nos próximos 12 meses irá subir para 820 euros, mais 266 euros (+48%) face à prestação que pagou no último ano.

O impacto da subida das Euribor no aumento da prestação da casa será tanto maior ou menor consoante o valor do capital que ainda está em dívida. Para o ajudar a calcular a prestação do seu crédito à habitação, o ECO preparou um simulador. Faça as contas para o seu caso e caso o seu contrato seja revisto em agora, saiba quanto irá pagar a mais.

Tenho um crédito à habitação no valor de euros, contratualizado por um prazo de anos, indexado à Euribor a 12 meses (que há um ano estava nos % ), com um spread de %. A prestação da casa que pago atualmente é de 308 euros, mas caso a Euribor a 12 meses passe para %, a prestação passa para 432 euros. (Mude os campos sublinhados para descobrir os números mais próximos da sua previsão.)

Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o artigo no browser.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Prestação da casa sobe até 48% em agosto. Saiba quanto pagará a mais pelo seu crédito à habitação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião