Siemens fornece 175 carregadores elétricos ‘made in Portugal’ a estações de serviços em França

Os 175 carregadores integram uma encomenda de 320 que foram distribuídos por 64 estações de serviço em França. Potência ascende a 300 kW.

A fábrica da Siemens, em Corroios, produziu 175 carregadores elétricos de última geração que foram instalados em 64 estações de serviço em França.

A encomenda integrou as estações de carregamento da energética francesa Engie, que tem procurado contribuir para a mobilidade elétrica daquele país. Ao todo, foram instalados um total de 320 carregadores elétricos com uma potência de até 300 quilowatts (kW) e que permitem um carregamento de até 80% em 20 minutos, revela a empresa ao ECO/Capital Verde.

A rede de carregadores inclui 251 carregadores de alta potência Sicharge D de 300 kW e 69 Sicharge D de 160 kW, que podem ser atualizados para a potência máxima. Os carregadores portugueses têm todos uma capacidade de 300 kW.

Esta não é a primeira vez que a fábrica da Siemens, em Corroios — considerada pela gigante tecnológica como um “ecossistema para a mobilidade elétrica” — fornece carregadores a países estrangeiros. Na verdade, cerca de 95% dos carregadores elétricos produzidos até agora em Portugal foram para exportação, tendo como destino países europeus como a Alemanha, França, Itália, e chegado à Austrália, Nova Zelândia e Vietname.

Carregador elétrico da SiemensSiemens

As novas estações de carregamento para veículos elétricos encontram-se nas estações de serviço da SANEF (Société des Autoroutes du Nord et de l’Est France), APRR (Autoroutes Paris-Rhin-Rhône), AREA (Société des Autoroutes Rhône-Alpes) e VINCI Autoroutes. Cada carregador terá a capacidade de distribuir energia por dois veículos em simultâneo e dispõe de um visor de 24 polegadas que disponibilizará informações ao utilizador. A Siemens assegura que a eficiência dos carregadores é superior a 95,5% e que os custos de energia foram “otimizados” durante o carregamento.

“O reforço da rede de estações de carregamento em França é fundamental para construir a mobilidade do futuro, na qual a utilização de veículos elétricos será cada vez maior”, refere diretor-geral da Engie Vianeo France. Em 2022, foram registados em França quase 200.000 novos veículos elétricos, mais 26% do que em 2021. E, em maio de 2023, o país ultrapassou o marco das 100 mil estações públicas de carregamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Siemens fornece 175 carregadores elétricos ‘made in Portugal’ a estações de serviços em França

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião