Imposto do selo rendeu quase dois mil milhões no ano passado
A receita do imposto do selo em 2022 foi de 1.967 milhões de euros, uma subida de 6,1% em relação ao ano anterior. Foram mais 113,6 milhões de euros arrecadados para os cofres do Estado.
A receita do imposto do selo foi de 1.967 milhões de euros em 2022, segundo dados da Autoridade Tributária noticiados pelo Jornal de Negócios.
A receita com este imposto no ano passado subiu 6,1% em relação ao ano anterior, o que, em termos absolutos, representou mais 113,6 milhões de euros que foram arrecadados. Ainda assim, a subida ficou aquém da previsão do Governo, que esperava uma subida de 9%, isto é, cerca de 161 milhões.
No ano passado o principal contributo para a melhoria da receita do imposto do selo foi a cobrança nas aquisições de imóveis, que superou os 367 milhões de euros. No total foram mais 53 milhões. O segundo maior contributo para o aumento da receita foi a contratação de seguros, com cerca de mais 38 milhões de euros para um total de 484,7 milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Imposto do selo rendeu quase dois mil milhões no ano passado
{{ noCommentsLabel }}