Costa pede ajuda à Europa para resolver crise da habitação
Primeiro-ministro voltou a escrever a Ursula von der Leyen antes da rentrée. Este ano, na lista de prioridades, Costa diz ser preciso uma resposta europeia aos custos altos e escassez de habitação.
O primeiro-ministro voltou a escrever a Ursula von der Leyen antes da rentrée europeia, à semelhança do que fez no ano passado, elencando as prioridades que Portugal gostaria de ver assumidas no plano comunitário. Na missiva deste ano, António Costa pede à presidente da Comissão Europeia uma resposta conjunta à crise da habitação.
“A falta de oferta imobiliária é um problema em muitas cidades, e os encargos com habitação têm vindo a subir, ocupando já um espaço muito significativo no rendimento mensal das famílias europeias”, escreve o governante. Por isso, “a Comissão Europeia deve estar atenta ao problema da escassez e dos altos custos da habitação”, pede o primeiro-ministro, na carta citada esta sexta-feira pelo Expresso.
Ao semanário, o secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes, diz que “não se trata de tentar passar para outra esfera a solução”, pois “são problemas que afetam outros Estados-membros e, portanto, precisam todos de resposta”. No ano passado, na carta enviada a Von der Leyen, o primeiro-ministro tinha insistido no tema da flexibilização dos prazos de execução do Plano de Recuperação e Resiliência, que este ano não está na lista de pedidos do Governo a Bruxelas antes da rentrée.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Costa pede ajuda à Europa para resolver crise da habitação
{{ noCommentsLabel }}