Consumo de eletricidade sobe 1,8% em agosto. Gás natural tomba 23%
O consumo de energia elétrica aumentou 1,8% em agosto, face ao período homólogo, à boleia da subida de temperaturas. Em contrapartida, o consumo de gás natural caiu 23%.
O consumo de energia elétrica aumentou 1,8% em agosto, face ao período homólogo, à boleia da subida de temperaturas, de acordo com dados divulgados esta sexta-feira pela REN. Em contrapartida, o consumo de gás natural caiu 23%, face a igual período do ano passado.
Em comunicado, a empresa liderada por Rodrigo Costa adianta, que, em agosto, “o consumo de energia elétrica cresceu 1,8%”, face ao período homólogo, “influenciado pelas temperaturas acima do normal que se fizeram sentir”. “Esse aumento ficou-se pelos 0,7% com correção de temperatura e dias úteis”, acrescenta.
A REN nota ainda que no mês passado, as energias renováveis abasteceram 46% do consumo de eletricidade em Portugal, a produção não renovável 24%, enquanto os restantes 30% corresponderam a energia importada.
Por sua vez, no acumulado do ano, isto é, entre janeiro a agosto, o consumo de energia elétrica registou “uma contração de 0,5% ou 0,6% com correção da temperatura e dias úteis”.
Quanto ao gás natural, o consumo recuou 23% em agosto, face ao período homólogo, “mantendo-se a tendência verificada ao longo do ano”, aponta a REN, acrescentando que ” o segmento de produção de energia elétrica baixou 39% e o segmento convencional diminuiu 5,3%”.
Já em termos acumulados, o consumo de gás natural caiu 21% face a agosto de 2022, com um recuo de 40% no segmento de produção de energia elétrica e uma queda de 4,8% no segmento convencional.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Consumo de eletricidade sobe 1,8% em agosto. Gás natural tomba 23%
{{ noCommentsLabel }}