“Hotel do futuro” começa a ser inventado agora. Centro de inovação do turismo lançado este mês

O Governo quer fazer de Portugal "um país especializado na indústria do turismo" e o primeiro passo é dado já este mês, com a inauguração do centro de inovação para o setor.

“Se queremos liderar o turismo do futuro, é preciso haver um motor adicional”. Foi desta forma que, no final do ano passado, a secretária de Estado do Turismo anunciou que o Governo, em parceria com o Turismo de Portugal, com associações empresarias e com o sistema financeiro, iria criar um centro de inovação para o turismo. O centro está pronto para ser inaugurado e será anunciado esta segunda-feira, durante a apresentação do programa Turismo 4.0.

O centro de inovação do turismo é uma das iniciativas que faz parte do pacote Turismo 4.0, que, por sua vez, se insere na estratégia do Governo para a digitalização da economia. O objetivo? Discutir e desenvolver ideias inovadoras para o setor. “O que se pretende é levar a digitalização e a inovação às empresas portuguesas”, explica ao ECO Luís Araújo, acrescentando que o centro estará aberto a todas as nacionalidades e a todos os tipos de empresa do setor.

Será um centro de discussão e de lançamento de ideias ou de projetos que qualquer entidade, em qualquer país do mundo, entenda que precisa de desenvolver. Podem ser questões de gestão da atividade turística, seja hoteleira, seja de agências de viagens, seja de animação, ou podem ser equipamentos a serem desenvolvidos para criar o hotel do futuro ou a viatura do futuro”, detalha o presidente do Turismo de Portugal, sem precisar ainda a que tipo de recursos as empresas terão acesso neste centro.

Quando anunciou a criação deste centro, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, adiantou que o objetivo é fazer de Portugal “um país especializado na indústria do turismo”, para que este setor “tenha um efeito arrastador sobre outras indústrias que não aquelas que associamos tradicionalmente ao turismo”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Hotel do futuro” começa a ser inventado agora. Centro de inovação do turismo lançado este mês

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião