10 textos para compreender as eleições francesas
Uma dezena de trabalhos para entender em que contexto se realizam as eleições deste domingo. No que acreditam os candidatos, o que pensa quem os apoia e os efeitos que os resultados terão na economia.
Cerca de 47 milhões de franceses são chamados às urnas este domingo. No boletim de voto estão os nomes de Emmanuel Macron e de Marine Le Pen. Recorde aqui dez textos que publicámos ao longo das últimas semanas, e que permitem compreender o contexto em que se realiza a segunda volta das eleições francesas este domingo.
Quem defende o quê? Perceber as ideias e intenções de Macron e Le Pen é meio caminho andado para entender que está em causa neste sufrágio.
A perspetiva portuguesa. Já este domingo publicámos um texto onde mostramos o que dizem alguns portugueses a viver em França.
O resumo do último debate. O frente a frente de sexta-feira foi pejado de ataques e críticas mútuas. Terá feito Macron avançar mais três pontos nas intenções de voto.
Como se preparam os candidatos. Neste trabalho, fomos perceber como se prepararam os candidatos para o confronto televisivo. Apesar de já ter acontecido, o texto permite conhecer melhor a diferente personalidade de ambos.
O plano de Le Pen para ganhar. Apesar de estar atrás na sondagens, Marine Le Pen adaptou o discurso para conquistar tanto o eleitorado da esquerda como o da direita.
O apelo dos empresários portugueses. O ECO teve acesso a uma nota dos Conselheiros do Comércio Externo de França em Portugal, onde os empresários apelam ao voto em Macron.
A confiança na vitória. Tanto os apoiantes de Emmanuel Macron como os de Marine Le Pen estão confiantes de que quem os representa vai ganhar este domingo.
O que interessa aos eleitores? Fala-se em Frexit, ou da saída de França da União Europeia. A maioria dos eleitores, muitos até provavelmente apoiantes de Le Pen, não querem nem pensar nisso. O que querem, então?
Sondagens são de fiar? Donald Trump, nos Estados Unidos, deu a lição de que nem sempre as sondagens são bons indicadores. Como será desta vez?
Le Pen e o euro abaixo da paridade. Analistas estimam que uma vitória da líder da extrema-direita possa levar o euro para mínimos. Ootimismoo em torno da vitória de Macron tem, por agora, puxado pela moeda única.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
10 textos para compreender as eleições francesas
{{ noCommentsLabel }}