5 coisas que vão marcar o dia
A habitação vai estar em foco nesta quinta-feira, com o Parlamento a discutir o Mais Habitação e o INE a divulgar o índice de preços. Conselho das Finanças Públicas atualiza previsões.
O tema da habitação vai ser o foco deste dia, desde estatísticas do INE sobre o índice de preços à discussão do pacote Mais Habitação na Assembleia da República, passando ainda pelo Conselho de Ministros, que poderá aprovar mais medidas para fazer frente aos problemas neste setor. Para além disso, o Conselho das Finanças Públicas vai atualizar as previsões económicas para os próximos cinco anos.
Conselho das Finanças Públicas atualiza previsões
O Conselho das Finanças Públicas (CFP) publica esta quinta-feira o documento com as Perspetivas Económicas e Orçamentais 2023-2027, uma atualização face às projeções divulgadas em março deste ano. Nessa altura, o CFP projetava um crescimento do PIB português de 1,2% em 2023 e de 1,8% em 2024.
Conselho de ministros deverá aprovar medidas para crédito e rendas
O membros do Governo reúnem mais uma vez em Conselho de Ministros, desta vez em Leiria, e deverão estar na calha as medidas que alargam o acesso ao apoio aos juros do empréstimo e estabilizam o valor das prestações, incluídas no pacote Mais Habitação.
Parlamento reaprecia o decreto vetado por Marcelo com medidas para habitação
Depois do veto do Presidente da República, o Parlamento vai ter de voltar a apreciar o decreto que contempla as medidas do pacote Mais Habitação. Apesar desta formalidade, o grupo parlamentar do PS já tinha sinalizado que vai voltar a aprovar o documento tal como estava, não respondendo às críticas de Marcelo Rebelo de Sousa.
INE divulga Índice de Preços da Habitação
O Instituto Nacional de Estatística vai divulgar dados sobre o Índice de Preços da Habitação durante o segundo trimestre, num dia de discussão acesa sobre este setor. No primeiro trimestre do ano, este índice de preços aumentou, em termos homólogos, 8,7%, número que fica 2,6 pontos percentuais (p.p.) abaixo do trimestre anterior.
Banco de Portugal publica dados sobre endividamento
O Banco de Portugal divulga esta quinta-feira dados sobre a dívida direta do Estado, referentes ao mês de agosto. Em julho, o saldo da dívida direta do Estado aumentou ligeiramente para 292 mil milhões de euros. Além disso, publica também estatísticas sobre o endividamento do setor não financeiro e o financiamento das administrações públicas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}