Juntas da Estrela e de Campolide insatisfeitas com expansão do Metro

  • Lusa
  • 8 Maio 2017

"Mais importante do que ter acesso a uma estação de Metro é as pessoas poderem ver as suas ruas livres de carros", diz o presidente da Junta da Estrela.

As juntas de freguesia da Estrela e de Campolide, em Lisboa, mostraram-se insatisfeitas com o plano de expansão do Metropolitano apresentado esta segunda-feira, considerando que “não resolve problema nenhum” em termos de trânsito e criticando o local das estações, respetivamente.

“Obviamente que [as estações de Estrela e Santos] são muito interessantes para a comunidade, mais do que não seja porque se aproxima uma ligação da rede de Metropolitano, mas na realidade não resolvem problema nenhum, porque mais importante do que ter acesso a uma estação de Metro é as pessoas poderem ver as suas ruas livres de carros”, disse à agência Lusa o presidente da Junta da Estrela, Luís Newton (PSD).

O Metropolitano de Lisboa vai ter mais duas estações até ao final de 2021 — Estrela e Santos –, estando previstas também estações nas Amoreiras e em Campo de Ourique, embora nestes dois casos sem uma data prevista de conclusão.

Para Luís Newton, isto significa que “toda a zona ocidental da cidade de Lisboa, incluindo a freguesia da Estrela, continua a não estar servida e com acessibilidades adequadas aos sistemas de transporte”. O responsável considera que “as pessoas que vão apanhar o Metro na Estrela, muito provavelmente, já o faziam no Rato”.

O eleito do PSD sublinha ainda que, “para a quantidade de milhões que estão a ser investidos, não há uma tradução direta na melhoria da qualidade de vida da comunidade”. E conclui: “A cidade de Lisboa tinha aqui uma oportunidade muito grande de ter um investimento que assegurasse que um terço da cidade de Lisboa ficasse ligado à restante cidade e isso não se veio verificar”.

Também ouvido pela Lusa, o presidente da Junta de Freguesia de Campolide, André Couto (PS), começou por criticar as alterações na informação divulgada pelo Governo sobre esta expansão, que anteriormente apontava estações em Campolide e Amoreiras até 2022.

Agora, o plano prevê a construção de estações nas Amoreiras e em Campo de Ourique, deixando Campolide de fora, e não há ainda uma data para a construção destas estações.

“Não é evolução que nos agrade, mas certamente terá a sua razão de ser. Da nossa parte, não ficámos satisfeitos”, admitiu André Couto. Para o responsável, “é fundamental que exista uma estação que sirva Campolide porque é uma zona da cidade que tem entradas para todas as grandes vias de acesso a Lisboa — IC19, A5, Eixo Norte-Sul, A2”.

Ainda assim, o autarca defendeu que a estação devia estar localizada “mais dentro de Campolide e não tão próxima das Amoreiras”, razão pela qual vai pedir audiências ao Governo e à Câmara Municipal de Lisboa.

Já o autarca de Campo de Ourique, Pedro Cegonho (PS), afirmou à Lusa que “é fundamental que se continue a trabalhar no sentido de garantir que exista financiamento no próximo quadro de fundos comunitários europeus para que as duas novas estações — nas Amoreiras e na Rua Ferreira Borges, junto ao quartel de Campo de Ourique — possam ser planeadas”.

“É muito importante que o Metro possa cá chegar, no sentido de incentivar não só a quem trabalha na zona das Amoreiras e de Campo de Ourique a não trazer o carro para a cidade, mas também no sentido de quem cá viver poder ter o Metro como alternativa ao uso do transporte individual”, adiantou.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juntas da Estrela e de Campolide insatisfeitas com expansão do Metro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião