Inteligência artificial pode acelerar em 20% as tarefas dos trabalhadores

Relatório da Bain & Company indica que IA "tem o potencial de acelerar em 20% as tarefas dos colaboradores sem reduzir a sua qualidade". Executivos avançam que tecnologia já superou expectativas.

A inteligência artificial pode dar uma ajuda considerável aos trabalhadores, acelerando a concretização das suas tarefas sem comprometer a qualidade do trabalho. Esta previsão consta do “Global Technology Report” da consultora Bain & Company, que sublinha esta terça-feira que 75% dos executivos ouvidos confessam que as ferramentas tecnológicas em causa já superaram as expectativas.

“A inteligência artificial (IA) tem o potencial de acelerar em 20% as tarefas dos colaboradores sem reduzir a sua qualidade“, realça a consultora, que indica que a adoção desta tecnologia é já muito evidente, em particular, no setor do software. Nessa área de atividade, 89% das empresas já incorporam a IA nos seus produtos para se distinguirem dos seus concorrentes, 15 pontos percentuais acima à de outros setores, segundo o relatório conhecido esta terça-feira.

Importa explicar que, nos últimos anos, os modelos de IA avançaram de modo significativo e já têm um “impacto significativo empresarial” e no mercado de trabalhado. A Bain & Company detalha: “Funções como engenharia, vendas e marketing tornar-se-ão mais necessárias nos próximos 18 meses graças a esta tecnologia. Por este motivo, já estamos a assistir a uma procura crescente de engenheiros em regiões como a Europa e a Índia”.

Perante este cenário, Alberto Requena, sócio da Bain & Company e líder da prática de análise avançada e inteligência artificial para a Península Ibérica, realça que a inteligência artificial “é uma revolução tecnológica com profundas implicações económicas“. “Embora de forma desigual, está a ser adotada muito rapidamente por certas empresas em cada setor. Isto vai criar diferenças importantes entre os líderes e aqueles que estão a subinvestir“, afirma.

Apesar dos receios iniciais, os últimos estudos antecipam que a IA não irá eliminar totalmente os empregos, mas, antes, promover a transformação dos postos de trabalho. Numa nota recente, a Organização Internacional do Trabalho referia que esta tecnologia poderá mesmo amplie os empregos, funcionando como um complemento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inteligência artificial pode acelerar em 20% as tarefas dos trabalhadores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião