Concurso para projetos de energia eólica offshore avança em outubro
"Iremos proceder à identificação de promotores interessados, num procedimento concorrencial, e dar início à fase de diálogo para apresentação de projetos", avançou o primeiro-ministro.
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quarta-feira que o Governo vai lançar ainda este mês o processo para a manifestação de interesse na promoção de projetos eólicos offshore.
“Abriremos este mês de outubro a manifestação de interesse em projetos eólicos offshore”, indicou António Costa, no Sustainable Blue Economy Investment Forum. “Iremos proceder à identificação de promotores interessados, num procedimento concorrencial, e dar início à fase de diálogo para apresentação de projetos“, concretizou.
Até 2030, vão ser atribuídas, de forma faseada, as licenças para a instalação de 10 gigawatts (GW) de capacidade de produção de energia eólica offshore.
Em paralelo, Portugal está a regulamentar uma zona livre tecnológica dedicada às energias renováveis de origem ou localização oceânica que, no entender do primeiro-ministro, “será fundamental” para permitir que a cadeia de valor industrial nacional se comece a desenvolver.
Para já, Portugal detém o título do primeiro país a acolher um parque eólico offshore flutuante, instalado pela EDP, em 2020, ao largo de Viana do Castelo.
António Costa aproveitou ainda a ocasião para realçar os investimentos que têm vindo a ser avançados no que respeita à economia azul, como os 87 milhões de euros, destacados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), destinados à criação do chamado Hub Azul, Rede de Infraestruturas para a Economia Azul. Assinalou que o país está focado na descarbonização do transporte marítimo e modernização dos portos, no mesmo sentido.
Para uma boa evolução, “o financiamento é fundamental”, defendeu, depositando esperanças no fórum onde discursava. “Estou certo que este fórum permitira mobilizar novos atores para mobilizar economia azul”, concluiu.
(Notícia atualizada às 16:00 com ais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Concurso para projetos de energia eólica offshore avança em outubro
{{ noCommentsLabel }}