Ações da Aviva disparam com rumores de aquisição
As ações da Aviva, uma das maiores seguradoras do Reino Unido, foram impulsionadas por rumores de que a empresa pode ser alvo de uma aquisição. Fala-se da Allianz, RSA, Tryg e uma seguradora americana
As ações da Aviva, uma das maiores seguradoras do Reino Unido, registaram um forte aumento após relatos de que esta poderia ser alvo de uma aquisição por um comprador estrangeiro. “As ações subiram até 10% na sexta-feira, antes de encerrarem 5% mais altas a 407,9 p., avaliando a empresa em 11,2 mil milhões de libras esterlinas e catapultando-a para o topo do índice FTSE 100,” de acordo com o The Guardian. Outros gigantes do setor de seguros do Reino Unido, como Legal & General, Prudential e Phoenix, também registaram ganhos.
O interesse de vários concorrentes internacionais na Aviva foi destacado pelo blog de mercados Betaville e pelo jornal The Times. “A Aviva atraiu interesse de aquisição de vários concorrentes internacionais,” segundo a publicação. Entre os possíveis compradores, estão a Allianz e a Intact Financial Corporation, seguradora do Canadá, juntamente com a seguradora dinamarquesa Tryg e uma seguradora dos Estados Unidos. Uma fonte da City informou ao The Guardian que houve conversações com potenciais compradores.
Apesar do sucesso recente da Aviva, que registou um aumento de 50% no preço das ações desde a chegada da CEO Amanda Blanc em 2020, analistas acreditam que uma aquisição poderia ser um processo complexo. “Analistas do JP Morgan afirmam que Amanda Blanc, CEO da Aviva, transformou a seguradora numa ‘empresa altamente atrativa para investimentos,’ mas acreditam que qualquer aquisição seria complicada”. De acordo com o artigo, Blanc tem-se focado na reestruturação da empresa, vendendo ativos no exterior para se concentrar no mercado do Reino Unido, Irlanda e Canadá.
A Intact Financial Corporation, proprietária da RSA, tinha já anunciado a sua intenção de explorar opções estratégicas, incluindo a possível venda das operações de seguros pessoais da RSA. Recentemente, a Aviva foi apontada como uma das poucas seguradoras interessadas em apresentar propostas. Fontes anónimas relataram que os potenciais compradores deverão submeter ofertas num leilão no próximo mês. A decisão da Intact segue-se à saída da RSA do mercado de seguros automóveis para particulares no Reino Unido, anunciada em março. A transação com o Direct Line Group para adquirir as operações comerciais intermediadas pela corretora de seguros posicionaria a RSA como a terceira maior seguradora de linhas comerciais do Reino Unido, com cerca de 7% da quota de mercado total, representando um aumento significativo em relação à sua posição anterior como a sexta maior.
A Aviva oferece pensões, seguros de vida e de saúde, cobertura automóvel, residencial e de viagem e tem 15,5 milhões de clientes no Reino Unido. É a maior seguradora de vida, com uma quota de 20% do mercado, e a primeira seguradora geral, com uma fatia de 10% do mercado. No Canadá, é a segunda maior seguradora, atrás da Intact, com uma gama de produtos de seguros gerais e uma quota de mercado de 8%.
(Notícia atualizada à 19:56)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ações da Aviva disparam com rumores de aquisição
{{ noCommentsLabel }}