Governo prepara leilão para atribuir parte da ligação à rede da central a carvão de Sines
Ministério revela que deverão ser colocados a concurso cerca de 800 MW destinados à promoção do uso local de energias renováveis.
O Governo vai abrir concurso para atribuir a potência da ligação da antiga central a carvão da EDP em Sines, encerrada em janeiro de 2021. Segundo a notícia avançada pelo Jornal Económico, esta segunda-feira, o objetivo é atribuir a potência de 1.256 megawatts (MW) da unidade termoelétrica à produção de energias renováveis naquela zona.
O Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC) afirma que do total da potência associada à antiga central termoelétrica a carvão em Sines, “encontram-se reservados 800 MW destinados à promoção do uso local de energias renováveis, a qual é utilizada nos termos a definir por portaria do membro do Governo responsável pela área da energia”. Neste âmbito, revela o gabinete de Duarte Cordeiro, “encontram-se em definição os termos do procedimento concorrencial a lançar”.
Questionada sobre os restantes 456 MW que ficaram de fora do leilão, o Governo responde que “a potência remanescente foi reafetada às zonas de rede do Alentejo e Algarve“.
Recorde-se que em 2021, a EDP encerrou, de forma antecipada, a central termoelétrica de Sines, em Setúbal tendo procedido à desativação dos equipamentos e posterior desmantelamento da infraestrutura com mais de 35 anos.
Com uma potência instalada de 1.256 MW, a central a carvão de Sines chegou a abastecer um terço da eletricidade consumida em Portugal, no início dos anos 90, e foi perdendo peso com o crescimento das energias renováveis, tendo assegurado apenas 4% do consumo elétrico em 2020, segundo dados da REN.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo prepara leilão para atribuir parte da ligação à rede da central a carvão de Sines
{{ noCommentsLabel }}