Preocupada com economia portuguesa? “Está melhor do que Espanha”, diz CEO do Bankinter
CEO do Bankinter reforça confiança em Portugal, onde os resultados do banco são "magníficos" e a economia está a portar-se melhor do que Espanha. Novobanco? Sem interesse, diz María Dolores Dancausa.
Portugal contribuiu com 136 milhões de euros para os resultados do Bankinter até setembro e a CEO do banco espanhol, María Dolores Dancausa, voltou a aplaudir o bom desempenho da unidade portuguesa. “São resultados magníficos”, apontou a responsável, afastando receios relação à economia: “Está melhor do que Espanha ao dia de hoje”. Sobre o Novobanco, nada mudou: não há interesse na sua aquisição.
Questionada pelos jornalistas sobre se o Bankinter avalia avançar para outros mercados, María Dolores Dancausa lembrou que o banco já opera fora de Espanha, nomeadamente “em Portugal, onde os resultados são magníficos”, e também na Irlanda e no Luxemburgo.
“Não estamos a planear a sair para mais mercados. Nos países onde estamos as coisas estão a sair-nos bem”, apontou a responsável na conferência de imprensa de apresentação dos resultados do Bankinter no terceiro trimestre. O banco lucrou 684,7 milhões nos primeiros nove meses do ano, um aumento de 59,2% face ao mesmo período de 2022, com a contribuição portuguesa a disparar 154%.
Dancausa também afastou quaisquer alterações na sua política de dividendos, apesar do bom desempenho do banco este ano, à boleia da subida das taxas de juro. “O nosso dividendo é muito consistente, os nossos acionistas valorizam muito, a nossa ideia é continuar com a mesma política”, disse.
Preocupada com economia portuguesa? “Está melhor do que Espanha”
O Bankinter está presente em Portugal desde 2016, depois de ter adquirido o negócio do Barclays no país. O banco espanhol é visto como um dos potenciais candidatos a avançar para a aquisição do Novobanco, mas isso é algo que está fora dos planos. “Não temos nenhum interesse no Novobanco”, reiterou María Dolores Dancausa. “Queremos crescer de forma orgânica.”
Também foi questionada sobre a deterioração das condições económicas em Portugal, mas a CEO do Bankinter relativizou o problema afirmando que a economia portuguesa está a ser afetada como os outros países e, comparativamente com Espanha, até está numa melhor posição. “Até acho que está melhor que a economia espanhola ao dia de hoje. Não temos nenhuma preocupação com Portugal, pelo contrário”, disse aos jornalistas.
O Governo espanhol estima um crescimento do PIB de 2,4% em 2023 e de 2% em 2024, de acordo com o quadro macroeconómico do plano orçamental para o próximo ano.
Em Portugal, as previsões que constam da proposta de Orçamento do Estado para 2024 apontam para uma expansão económica de 2,2% este ano e de 1,5% no próximo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preocupada com economia portuguesa? “Está melhor do que Espanha”, diz CEO do Bankinter
{{ noCommentsLabel }}