5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 20 Outubro 2023

Função Pública abre mil vagas para licenciados, o INE divulga as taxas de juro implícitas no crédito à habitação relativas a setembro e Medina apresenta o Orçamento do Estado na FDUL.

Abertura do concurso para a bolsa de mil técnicos superiores, evolução das taxas de juro no crédito à habitação e apresentação do Orçamento do Estado para 2024 pelo ministro das Finanças na Faculdade e Direito da Universidade de Lisboa vão marcar a agenda desta sexta-feira. De assinalar ainda a divulgação do relatório anual de atividades da Provedora de Justiça e o debate sobre o futuro do mercado europeu de eletricidade.

Abertura do concurso para entrada de mil técnicos superiores no Estado

Esta sexta-feira é lançado o concurso para contratar uma reserva de mil técnicos superiores para a Administração Pública. As candidaturas podem ser submetidas no portal do Emprego Público. Até às 13 horas de quinta-feira, já havia 3.050 registos de interessados.

Como evoluem as taxas de juro no crédito à habitação?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica os dados das taxas de juro implícitas no crédito à habitação relativas a setembro. Em agosto, a taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação subiu para 4,089%, fixando a prestação média em 379 euros. Este valor equivale a um aumento de nove euros face a julho e de 111 euros em relação a agosto do ano passado (uma subida homóloga de 41,4%).

Provedora de Justiça apresenta relatório anual

O Relatório de Atividades de 2022 da Provedora de Justiça é apresentado esta sexta-feira no Parlamento. No documento relativo a 2021, este órgão do Estado referia que o número de queixas apresentadas à provedora de Justiça teve um aumento de 6% nesse ano face a 2020. Ao todo, recebeu 12.219 queixas, um novo recorde, com a proteção social a liderar nas denúncias e a saúde a registar forte crescimento.

Medina apresenta o OE2024 na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

O ministro das Finanças, Fernando Medina, apresenta esta sexta-feira, a partir da 16h, a proposta do Orçamento do Estado (OE) para 2024, na Faculdade de Direito da Universidade Lisboa (FDUL). É a primeira apresentação púbica fora do Ministério e do Parlamento. Tal como em 2022, o ministro irá partilhar com docentes, investigadores e estudantes de Direito a sua visão sobre a evolução da economia no próximo ano e os instrumentos inscritos no OE que estarão à disposição do Governo.

O futuro do mercado europeu de eletricidade em debate

Organizada pelo Partido Popular Europeu (PPE), decorre esta sexta-feira, em Lisboa, uma conferência sobre o futuro do mercado europeu da eletricidade. O programa contempla um primeiro debate dedicado à “Produção e distribuição de energia”, com a intervenção do presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell de Andrade. Neste painel, destaca-se ainda a participação de Leonhard Birnbaum, presidente da Euroeletric, Teresa Ponce de Leão, presidente do conselho diretivo do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, e João Conceição, administrador da REN.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião