CIP lança novo programa de formação executiva para lideranças femininas
Novo programa de formação executiva CIP em parceria com a Porto Business School pretende mitigar a desigualdade entre géneros nas lideranças intermédias.
A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) acaba de lançar um novo programa de formação executiva para cargos de liderança intermédia, que tem como um dos objetivos reforçar a presença de mulheres em cargos de decisão nas empresas. As candidaturas podem ser submetidas online até ao final de dezembro.
“A presença de mulheres em cargos de decisão nas empresas tem evoluído lentamente e ainda está muito longe da paridade. A CIP, reconhecendo a importância da diversidade e da inclusão para o sucesso sustentável das organizações lança o projeto Progrida, um novo programa de formação executiva para cargos de liderança intermédia que tem como objetivo continuar a impulsionar a mudança e a inovação nas organizações“, anunciou esta terça-feira a confederação liderada por Armindo Monteiro.
Até ao final de dezembro vão decorrer as candidaturas, sendo que este programa destina-se a mulheres que tenham, pelo menos, cinco anos de experiência profissional, uma licenciatura ou nível de estudos superiores equiparável e que exerçam funções de gestão. Além disso, devem contar com o apoio da empresa onde trabalham, expresso numa carta.
Já em janeiro terão lugar as entrevistas e em fevereiro serão comunicadas que candidatas foram selecionadas.
Depois, entre março e novembro de 2024 decorrerá a formação, em parceria com a Porto Business School. Para além da componente formativa, o projeto vai incluir também uma componente de coaching personalizado, tutoria, mentoria cruzada e várias atividades de networking.
“A boa notícia é que as mulheres estão mais representadas nas empresas em todos os níveis e funções. Foi dado um salto extraordinário nos últimos 30 anos. E ainda bem. A outra notícia é que há ainda caminho a fazer e ele tem de ser feito depressa. A convicção da CIP é que esta evolução tem de acelerar mais, rompendo definitivamente todos os bloqueios e entropias que ainda existem. É justo sublinhar que ainda não há igualdade de tratamento. Os salários entre homens e mulheres divergem e isso é inadmissível. Perdemos todos: mulheres, empresas e país. Este novo projeto impulsionado pela CIP tem como objetivo ajudar a derrubar mais barreiras”, explica o presidente da CIP.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
CIP lança novo programa de formação executiva para lideranças femininas
{{ noCommentsLabel }}