Air France – KLM quer mais informação para decidir se avança para a compra da TAP
CEO do grupo franco-neerlandês sublinhou que a decisão de concorrer à privatização não está tomada. Negócio terá de respeitar objetivos para a margem de rentabilidade a médio prazo.
A Air France – KLM quer ter mais informação sobre a privatização da TAP para decidir se avança com uma oferta pela companhia portuguesa, afirmou o CEO, Ben Smith, à margem da apresentação de resultados do terceiro trimestre.
O responsável do grupo franco-neerlandês reiterou o interesse na operação de venda da transportadora nacional, mas quis sublinhar que a decisão de participar não está tomada, referindo-se sempre a uma “oferta potencial” pela TAP.
“Precisamos de mais informação para determinar se [o negócio] pode ser criador de valor para nós”, sublinhou Ben Smith. “Não nos queremos desviar do nosso objetivo de médio prazo de atingir uma margem de 7% a 8%. Qualquer transação em que participamos tem de estar num intervalo de risco que permita acelerar a nossa capacidade de lá chegar”, acrescentou o CEO da Air France – KLM, que não quis comentar a existência de contactos com o Governo português.
O Conselho de Ministros aprovou a 28 de setembro a privatização de, pelo menos, 51% do capital da TAP, reservando até 5% para os trabalhadores. O decreto-lei não foi ainda promulgado. Falta também conhecer o caderno de encargos, onde constarão com mais detalhe as condições da operação, mas que só chegará entre o final deste ano e início do próximo, segundo o Executivo.
A Air France – KLM registou um lucro de 931 milhões de euros no terceiro trimestre, mais 471 milhões do que no período homólogo. O resultado operacional atingiu um recorde de 1.342 milhões, crescendo 318 milhões.
O grupo transportou 26,9 milhões de passageiros entre julho e setembro, mais 7,6% do que no período homólogo. As receitas cresceram 6,8% para 8,66 mil milhões de euros.
No acumulado dos nove meses, as vendas cresceram 17,4% para 22,612 milhões, com os lucros a somarem 1.190 milhões. A margem operacional melhorou 2,3 pontos percentuais para os 7,8%.
A Air France – KLM chegou ao final de setembro com uma dívida líquida de 5 mil milhões, menos 1,33 milhões do que em dezembro de 2022, equivalente a 1,1 vezes o EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e apreciações).
A companhia vai prosseguir com a renovação da frota, tendo anunciado em setembro um ordem para 50 Airbus A350-900 e A350-1000, com direito de aquisição de mais 40 aeronaves, com entrega prevista para o período 2026 a 2030.
Durante a apresentação, quer o CEO quer o administrador financeiro desvalorizaram o impacto do conflito no Médio Oriente. A Air France – KLM interrompeu as ligações a Tel Aviv, mas a rota é muito mais importante para a companhia no verão do que no inverno. “Quando olhamos para as reservas não vemos um impacto, mas temos de ver como a situação evolui”, afirmou o chief financial officer, Steven Zaat.
A companhia tem 4 rotas suspensas devido a conflitos, sendo que os aviões serão aproveitados para outras rotas, nomeadamente na América Latina.
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