“PS em todos os exercícios orçamentais procura aprovar propostas da oposição”, diz Brilhante Dias

Eurico Brilhante Dias, assegura que o grupo parlamentar do PS "pode tornar a explicitação do travão [de 25 euros de aumento anual do IUC] ainda mais clara".

O líder parlamentar do PS assegura que o partido, “em todos os exercícios orçamentais, procura aprovar propostas da oposição”, num debate com Joaquim Miranda Sarmento, promovido pela CNN. Eurico Brilhante Dias assegura que o PS vai “olhar para as propostas de outros partidos políticos”, nomeadamente no que diz respeito ao IUC — onde admite tornar mais claro o travão ao aumento anual.

“Em todos os orçamentos temos aprovado muitas propostas da oposição: no último foram entre 110 e 120″, argumentou o líder do grupo parlamentar socialista. Isto “sem prejuízo” de aplicar o programa de Governo do PS, com o qual foram eleitos, destaca.

O socialista respondia a uma questão sobre a disponibilidade para alterar o agravamento do IUC para carros anteriores a 2007, medida que tem gerado polémica. Assegurou que “o grupo parlamentar pode tornar a explicitação do travão ainda mais clara”, referindo-se ao limite de 25 euros para o aumento anual deste imposto.

Mas, questionado sobre se esta era a única alteração que estavam dispostos a aprovar, reiterou que vão “discutir na especialidade e olhar para propostas de outros partidos políticos”.

O PSD, por sua vez, defende mesmo a revogação da medida que diz respeito aos carros com matrícula anterior a 2007, com Joaquim Miranda Sarmento a argumentar que “as regras de 2007 tinham uma razão para não terem o agravamento do IUC”, além de caracterizar a medida como “regressiva”, já que afeta “na generalidade pessoas de rendimentos baixos”.

Quanto às críticas sobre a “sensibilidade social do Governo”, Brilhante Dias argumenta que esta pode ser verificada com a proposta de um “travão de 25 euros por ano”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“PS em todos os exercícios orçamentais procura aprovar propostas da oposição”, diz Brilhante Dias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião