Diretor do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos demite-se em protesto contra “impotência” da organização em Gaza

  • Joana Abrantes Gomes
  • 31 Outubro 2023

"É um caso exemplar de genocídio", afirma Craig Mokhiber, na sua carta de demissão, sobre situação em Gaza. Responsável critica impotência da ONU na luta contra o "apartheid" israelita.

Craig Mokhiber renunciou esta terça-feira ao cargo de diretor do gabinete do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) em Nova Iorque, em protesto contra a incapacidade da organização para pôr termo ao que apelida de “genocídio” na Faixa de Gaza.

Mais uma vez, estamos a assistir a um genocídio que se desenrola diante dos nossos olhos e a Organização que servimos parece impotente para o impedir“, afirma, numa carta enviada ao ACNUDH, o austríaco Volker Türk, na qual anuncia a sua demissão.

Mokhiber critica também os governos dos EUA, do Reino Unido e de grande parte da Europa, que considera “totalmente cúmplices” dos ataques israelitas contra Gaza, acusando-os de “armar ativamente o ataque, fornecer apoio económico e informações e de dar cobertura política e diplomática às atrocidades de Israel”.

Desde a década de 1980 que Mokhiber tem investigado os direitos humanos na Palestina, tendo chegado a viver em Gaza como conselheiro das Nações Unidas para os Direitos Humanos nos anos 90. “Isto é profundamente pessoal para mim”, declara ainda o responsável no comunicado, apelando à luta contra o apartheid e à criação de um único Estado democrático secular baseado nos direitos humanos para o povo palestiniano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Diretor do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos demite-se em protesto contra “impotência” da organização em Gaza

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião