Diretor do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos demite-se em protesto contra “impotência” da organização em Gaza
"É um caso exemplar de genocídio", afirma Craig Mokhiber, na sua carta de demissão, sobre situação em Gaza. Responsável critica impotência da ONU na luta contra o "apartheid" israelita.
Craig Mokhiber renunciou esta terça-feira ao cargo de diretor do gabinete do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) em Nova Iorque, em protesto contra a incapacidade da organização para pôr termo ao que apelida de “genocídio” na Faixa de Gaza.
“Mais uma vez, estamos a assistir a um genocídio que se desenrola diante dos nossos olhos e a Organização que servimos parece impotente para o impedir“, afirma, numa carta enviada ao ACNUDH, o austríaco Volker Türk, na qual anuncia a sua demissão.
Tweet from @ragipsoylu
Mokhiber critica também os governos dos EUA, do Reino Unido e de grande parte da Europa, que considera “totalmente cúmplices” dos ataques israelitas contra Gaza, acusando-os de “armar ativamente o ataque, fornecer apoio económico e informações e de dar cobertura política e diplomática às atrocidades de Israel”.
Desde a década de 1980 que Mokhiber tem investigado os direitos humanos na Palestina, tendo chegado a viver em Gaza como conselheiro das Nações Unidas para os Direitos Humanos nos anos 90. “Isto é profundamente pessoal para mim”, declara ainda o responsável no comunicado, apelando à luta contra o apartheid e à criação de um único Estado democrático secular baseado nos direitos humanos para o povo palestiniano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Diretor do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos demite-se em protesto contra “impotência” da organização em Gaza
{{ noCommentsLabel }}