Morreu Pedro Teixeira Duarte, aos 105 anos

  • Joana Abrantes Gomes
  • 3 Novembro 2023

Empresa de construção avança que engenheiro morreu na passado dia 1 de novembro. Era o segundo filho do fundador da Teixeira Duarte, na qual presidiu ao conselho de administração durante 21 anos.

Morreu Pedro Teixeira Duarte, aos 105 anos de idade, na passada quarta-feira, dia 1 de novembro, revelou a construtora. “Uma figura ímpar como pessoa, como engenheiro, como profissional, como líder e como empresário“, descreve a empresa, em comunicado partilhado no seu website.

O engenheiro Pedro Pereira Coutinho Teixeira Duarte nasceu a 24 de agosto de 1918, na Lourinhã. Era o segundo dos três filhos de Ricardo Teixeira Duarte, que fundou a empresa com o mesmo nome em 1921. Licenciou-se em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico em 1946, sendo especialista em Geotecnia (título outorgado pela Ordem dos Engenheiros).

Antes de chegar à liderança da construtora, o empresário desempenhou vários cargos nas estruturas operacionais da Teixeira Duarte, desde diretor de obras de sondagens a diretor de obras e colaborador em estudos e projetos na área da geotecnia e engenharia de fundações, até diretor do setor de sondagens e mais tarde, também, diretor do parque e oficina de máquinas e equipamentos.

Com a morte do pai em 1959, Pedro Teixeira Duarte assume o cargo de gerente e diretor geral da empresa até 1987, ano em que a Teixeira Duarte se transformou na Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A., passando a ser presidente do conselho de administração, função que abandonou em 2008.

No comunicado, a empresa destaca o momento em que Pedro Teixeira Duarte “foi agraciado, pelo então Presidente da República Jorge Sampaio, com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique”, corria o ano de 2006.

A Ordem dos Engenheiros reagiu à morte do empresário ainda na quinta-feira, numa nota em que manifesta “o seu profundo pesar pela perda deste seu distinto membro, (…) agradecendo e prestando a justa homenagem pelo percurso e legado extraordinários para a Engenharia”.

(Notícia atualizada pela última vez às 15h50)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morreu Pedro Teixeira Duarte, aos 105 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião