Mais de 40% dos carros elétricos e híbridos na União Europeia são importados

  • Joana Abrantes Gomes
  • 6 Novembro 2023

Número de automóveis elétricos ou híbridos importados pela União Europeia aumentou 35 pontos percentuais em cinco anos. Reino Unido é o país ao qual a UE mais comprou este tipo de veículos.

Desde 2017, o número de automóveis elétricos ou híbridos importados pela União Europeia (UE) aumentou 35 pontos percentuais (p.p.), para 42% em 2022. Neste período de cinco anos, segundo informa o Eurostat, o peso de carros híbridos nas importações europeias subiu de 6% para 21%, enquanto a quota de veículos totalmente elétricos era de 15% em 2022, mais 14 p.p. em relação a 2017.

Os dados divulgados esta segunda-feira pelo gabinete estatístico europeu mostram, por outro lado, que 26% do número total de automóveis exportados pela UE no ano passado eram elétricos ou híbridos, o que representa um crescimento de 24 p.p. em meia década. No caso das exportações, o peso dos carros híbridos passou de 0,4% em 2017 para 13% em 2022, e o dos elétricos subiu 8 p.p., para 15% no último ano.

Em valor, as exportações de automóveis elétricos ou híbridos (59,1 mil milhões de euros, mais 41% face a 2021) superaram as importações deste tipo de veículos (37 mil milhões de euros, mais 27% face a 2021), revela também o Eurostat.

Exportações e importações de carros híbridos e elétricos pela UE (2017-2022). Fonte: Eurostat

Os automóveis híbridos non-plug-in foram a categoria mais comercializada. Representam 21% do total das importações, no valor de 3,4 mil milhões de euros. E o Reino Unido foi o país ao qual a UE mais comprou este tipo de veículos no ano passado, seguindo-se o Japão (18%, num valor de 2,8 mil milhões de euros) e a Turquia (15%, num valor de 2,5 mil milhões de euros).

Já os Estados Unidos (30% do total das exportações, num valor de 8,7 mil milhões de euros), o Reino Unido (16%, num valor de 4,5 mil milhões de euros) e a Noruega (15%, num valor de 4,3 mil milhões de euros) foram os países para onde a União Europeia mais vendeu estes automóveis em 2022.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de 40% dos carros elétricos e híbridos na União Europeia são importados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião