Mais de 40% dos carros elétricos e híbridos na União Europeia são importados
Número de automóveis elétricos ou híbridos importados pela União Europeia aumentou 35 pontos percentuais em cinco anos. Reino Unido é o país ao qual a UE mais comprou este tipo de veículos.
Desde 2017, o número de automóveis elétricos ou híbridos importados pela União Europeia (UE) aumentou 35 pontos percentuais (p.p.), para 42% em 2022. Neste período de cinco anos, segundo informa o Eurostat, o peso de carros híbridos nas importações europeias subiu de 6% para 21%, enquanto a quota de veículos totalmente elétricos era de 15% em 2022, mais 14 p.p. em relação a 2017.
Os dados divulgados esta segunda-feira pelo gabinete estatístico europeu mostram, por outro lado, que 26% do número total de automóveis exportados pela UE no ano passado eram elétricos ou híbridos, o que representa um crescimento de 24 p.p. em meia década. No caso das exportações, o peso dos carros híbridos passou de 0,4% em 2017 para 13% em 2022, e o dos elétricos subiu 8 p.p., para 15% no último ano.
Em valor, as exportações de automóveis elétricos ou híbridos (59,1 mil milhões de euros, mais 41% face a 2021) superaram as importações deste tipo de veículos (37 mil milhões de euros, mais 27% face a 2021), revela também o Eurostat.
Os automóveis híbridos non-plug-in foram a categoria mais comercializada. Representam 21% do total das importações, no valor de 3,4 mil milhões de euros. E o Reino Unido foi o país ao qual a UE mais comprou este tipo de veículos no ano passado, seguindo-se o Japão (18%, num valor de 2,8 mil milhões de euros) e a Turquia (15%, num valor de 2,5 mil milhões de euros).
Já os Estados Unidos (30% do total das exportações, num valor de 8,7 mil milhões de euros), o Reino Unido (16%, num valor de 4,5 mil milhões de euros) e a Noruega (15%, num valor de 4,3 mil milhões de euros) foram os países para onde a União Europeia mais vendeu estes automóveis em 2022.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mais de 40% dos carros elétricos e híbridos na União Europeia são importados
{{ noCommentsLabel }}