Buscas no Governo por negócios na área da energia. Lacerda Machado e Vítor Escária detidos
Lítio e hidrogénio levam a buscas na residência do primeiro-ministro e Ministérios do Ambiente e Infraestruturas. Detidos o chefe de gabinete e o "melhor amigo" de Costa, que já falou com Marcelo.
A PSP está a realizar esta manhã buscas na residência oficial do primeiro-ministro e nos Ministérios do Ambiente e Infraestruturas. Segundo confirmou o ECO, em causa está um processo que investiga a extração de lítio em Montalegre e a central de hidrogénio verde em Sines.
Avança o Público que já foram detidos o chefe de gabinete de António Costa, Vítor Escária, e o consultor e “melhor amigo” do primeiro-ministro, Diogo Lacerda Machado, assim como o presidente da Câmara de Sines, o socialista Nuno Mascarenhas, e ainda dois gestores de empresas.
Entre os visados por estas buscas, que poderão ser constituídos arguidos, estão também o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, o ministro das Infraestruturas, João Galamba, e o antigo ministro João Pedro Matos Fernandes.
À Lusa, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática confirmou as buscas da PSP nas suas instalações, mas fonte oficial adiantou não conhecer ainda o motivo. Também a assessoria de comunicação do primeiro-ministro confirmou as buscas no gabinete de Vítor Escária, chefe de gabinete do primeiro-ministro, acrescentando que não há comentários por parte de São Bento à ação da justiça.
No seguimento destas buscas e detenções, António Costa foi até ao Palácio de Belém para falar com o Presidente da República sobre as buscas e as detenções no Governo. A reunião já terminou, tendo durado pouco mais de meia hora.
Nesta operação foram mobilizados cerca de 140 polícias, revelou fonte da PSP à Lusa. O inquérito está a cargo do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).
Em janeiro, a Procuradoria-Geral da República confirmou que a investigação aos negócios do lítio e do hidrogénio verde estava em curso, mas assinalou na altura que não tinha arguidos constituídos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Buscas no Governo por negócios na área da energia. Lacerda Machado e Vítor Escária detidos
{{ noCommentsLabel }}