ok!Seguros e Zurich juntam-se no Fintech Innovation Lab

  • ECO Seguros
  • 14 Novembro 2023

As seguradoras querem inovar através das parcerias com as startups de produtos financeiros. O projeto "será um excelente catalisador para iniciativas disruptivas que queremos levar ao mercado".

A Fintech Solutions anunciou a terceira edição do Fintech Innovation Lab na Websummit, esta terça-feira. Esta edição juntará o Abanca, a Caixa Geral de Depósitos, a Credibom, a ok! Seguros e a Zurich ao ecossistema de startups fintech com o objetivo de encontrar soluções para responder aos desafios das instituições financeiras, avançou o programa num comunicado.

“A inovação no setor financeiro enfrenta desafios específicos da indústria e o Fintech Innovation Lab pretende reduzir esses constrangimentos. O modelo tem vindo a ser melhorado a cada ano e já tem por base a experiência de mais de 12 instituições financeiras. Acima de tudo tem-se revelado um modelo transparente e ágil para ambos os lados”, afirma António Ferrão, diretor da Fintech Solutions, citado em comunicado.

Gonçalo Graça Santos, CEO da ok!Seguros, afirma que na seguradora “estamos entusiasmados com o valor que o Fintech Innovation Lab pode trazer ao caminho de inovação da ok! seguros enquanto seguradora direta e digital. Acreditamos que será um excelente catalisador para iniciativas disruptivas que queremos levar ao mercado“.

“Em parceria com o Fintech Innovation Lab, pretendemos acelerar um ecossistema de inovação que fortaleça a nossa oferta de seguros e serviços e enriqueça a experiência dos nossos clientes”, destaca Joana Martinho, Head of Strategy and Business Development na Zurich.

Calendarização do projeto

O Fintech Innovation Lab está dividido em quatro fases. A primeira já está em curso, com as empresas participantes a desenvolver os problemas que irão propor às startups de fintech para estas apresentarem soluções.

Uma vez lançadas as propostas, abrirão as candidaturas, em janeiro de 2024. Pode candidatar-se qualquer startup estabelecida em Portugal, que tenha desenvolvido um produto tecnológico para o setor financeiro, através do site da empresa. As startups que queiram ser informadas assim que os desafios forem lançados, podem preencher este formulário. De seguida, serão selecionadas as fintechs que se mostrem soluções capazes de resolver os problemas apresentados.

As startups selecionadas para o Fintech Innovation lab vão beneficiar, de março a maio do próximo ano, de canais diretos de interação com decisores da indústria financeira em Portugal e também com parceiros especializados, de modo a explorarem oportunidades de colaboração.

Na fase final, dá-se a alocação de cada startup à instituição financeira com que vão trabalhar e serão definidos os “requisitos técnicos e legais de testagem de uma possível solução entre a empresa e a startup”, avança a Fintech Solutions em comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ok!Seguros e Zurich juntam-se no Fintech Innovation Lab

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião