Duarte Cordeiro mostra confiança nas suas decisões (e nas da sua equipa)
"Não temo nada de uma decisão que tenha tomado, nem eu nem a minha equipa", disse o ministro do Ambiente, apesar das suspeitas que pesam sobre si no âmbito da Operação Influencer.
O ministro do Ambiente diz-se de consciência limpa quanto às decisões do seu ministério, no contexto das suspeitas levantadas no âmbito da Operação Influencer, que derrubou o Governo do qual faz parte. Afirma que as suspeitas de tráfico de influências podem, em grande parte, ser afastadas “facilmente” e “houve um cumprimento integral da lei”.
“Não temo nada de uma decisão que tenha tomado, nem eu nem a minha equipa, relativamente a nada no Ministério do Ambiente. E colaboramos com o Ministério Público em todas, sem exceção“, afirmou o ministro, no âmbito da apresentação das propostas para o Orçamento do Estado de 2024 da área do Ambiente, esta segunda-feira, na Assembleia da República.
“Não penso que vá ser constituído arguido. Não tenho qualquer expectativa nesse sentido“, acrescentou, ainda no final da sessão, e declarações aos jornalistas. “Se tal acontecesse imediatamente falaria com o senhor primeiro para avaliar as condições de continuar no Governo”, assegurou.
Ainda durante a sessão plenenária, Duarte Cordeiro referiu que, em relação à Zona Especial de Conservação sobre a qual são levantadas suspeitas no despacho de indiciação da Operação Influencer, “não houve alteração nenhuma” e, portanto, “houve o cumprimento da lei”, estando “tudo registado” no Portal Participa.
“É possível consultar toda a informação e desde logo afastar um conjunto de suposições” quanto àquilo que de momento “se suspeita que foi alvo de influência”. É “fácil verificar que não aconteceu nada disso, houve cumprimento integral da lei”, conclui.
No final, acrescenta que investigações como a que decorre “são fases difíceis, especialmente para quem é visado”.
O ministro Duarte Cordeiro é um dos intervenientes referidos no despacho de indiciação que o Ministério Público redigiu no âmbito da Operação Influencer, a qual constituiu cinco arguidos e levou à demissão do primeiro-ministro, António Costa.
(Atualizada às 23h54 com a informação de que Cordeiro não espera ser constituído arguido)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Duarte Cordeiro mostra confiança nas suas decisões (e nas da sua equipa)
{{ noCommentsLabel }}