Nova CEO da Web Summit reafirma “direito às opiniões e ideias” na abertura da conferência

Depois da demissão de Paddy Cosgrave por causa de tweets sobre a guerra no Médio Oriente, a nova CEO da Web Summit abriu a conferência reafirmando que todos têm direito a ter as suas ideias.

Katherine Maher não fugiu às polémicas que ensombraram a Web Summit nas últimas semanasHugo Amaral/ECO

No cargo há duas semanas, a nova CEO da Web Summit deu o tiro de partida da conferência esta segunda-feira respondendo às polémicas que envolveram a cimeira tecnológica nas últimas semanas: “Eu acredito que toda a gente em todo o lado tem o direito de expressar as suas opiniões sobre qualquer tópico”, afirmou Katherine Maher.

Esta é a primeira vez que uma edição da Web Summit não tem Paddy Cosgrave no palco. O anterior líder e fundador viu-se forçado a pedir a demissão a 21 de outubro, depois de as suas opiniões sobre o conflito entre Israel e o Hamas terem sido mal recebidas por alguns parceiros. Empresas como Google, Meta, Amazon e IBM, bem como alguns fundos de capital de risco, desistiram do evento.

Katherine Maher não se coibiu de endereçar as polémicas diretamente, lembrando que “o Paddy foi o primeiro a admitir que os seus tweets eram divisivos”. “Como nova CEO, há duas coisas que quero tornar claras. A primeira é reafirmar esse direito às opiniões e ideias”, pois “há muitas discussões importantes que precisamos de ter”, defendeu. A segunda, continuou, é a necessidade de fazer isso de “forma respeitosa”.

Apesar de ter saído de cena, Paddy Cosgrave continua a ser acionista da empresa que promove este evento, que se realiza em Lisboa desde 2016 e recebe apoios públicos. Katherine Maher lembrou que o fundador da Web Summit “pediu desculpa”, e argumentou que a decisão de alguns parceiros de abandonarem o evento implica que lhe atribuem relevância.

“Esperamos muito debate nestes palcos nos próximos dias”, apontou a responsável, recordando não ser a primeira vez que está presente nesta cimeira — já tinha estado no palco principal em 2019, enquanto CEO da Wikipédia. Além disso, indicou que “o papel da Web Summit” enquanto “espaço para conexão” é “mais urgente do que nunca”.

A Web Summit decorre na FIL e na Altice Arena esta semana, até quinta-feira. São esperadas mais de 70 mil pessoas no evento, oriundas de 160 países.

(Notícia atualizada pela última vez às 19h10)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nova CEO da Web Summit reafirma “direito às opiniões e ideias” na abertura da conferência

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião