Lucros da Altri caem 76% para 28,2 milhões de euros até setembro

Nos primeiros nove meses do ano, a Altri contou não só com uma queda dos lucros, mas também com uma contração de 56,4% do EBITDA e com uma queda de 25,4% das receitas.

O ano de 2023 está a ser muito desafiante para a indústria da pasta e do papel. Os resultados dos primeiros nove meses do ano da Altri ALTR 0,38% dão conta disso mesmo. De acordo com informação enviada esta quinta-feira ao mercado, a Altri contabilizou lucros de 28,2 milhões de euros entre janeiro e setembro, cerca de 76% abaixo dos resultados contabilizados há um ano no mesmo período.

“O mercado das fibras celulósicas atravessa, em 2023, um ajustamento no seu ciclo, com inevitáveis impactos face à tendência seguida nos últimos anos. Menor procura leva invariavelmente a preços mais baixos, num contexto inflacionista que, obviamente, tem tido impacto nos players deste setor“, refere José Soares de Pina, CEO da Altri num comunicado enviado esta quinta-feira ao mercado.

Os resultados da empresa mostram também uma queda homóloga de 56,4% do EBITDA. “Apesar da evolução favorável ao nível dos custos, esta não foi suficiente para fazer face à redução de preços no mercado, acabando por levar a uma evolução negativa ao nível do EBITDA. No acumulado do ano, o EBITDA atingiu os 97,5 milhões de euros, enquanto a margem de EBITDA reduziu-se para 16,2% (uma quebra de 11,5 pontos percentuais)”, justifica a empresa em comunicado.

As receitas seguem a mesma dinâmica que os lucros e o EBITDA, com a empresa a contabilizar uma faturação de 601 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, que retratam uma queda homóloga de 25,4%. Segundo a Altri, esta variação deveu-se “a uma rápida evolução negativa dos preços da pasta Hardwood.”

A empresa revela ainda que, somente no terceiro trimestre, “as receitas apresentaram uma redução de 38,6% em termos homólogos, mas uma quebra de 13,6% face ao trimestre anterior, para alcançarem os 174,4 milhões de euros.”

A Altri refere também que o grupo realizou 51,6 milhões de euros de investimento líquido, “que compara com 34,8 milhões no período homólogo, onde se incluem cerca de 28,1 milhões relacionados com a nova caldeira de biomassa (considerando a nova turbina) para a unidade industrial Caima.”

Os resultados apresentados esta quinta-feira notam ainda uma dívida líquida de 391,4 milhões de euros, um valor 8,7% superior aos 360,1 milhões de euros contabilizados no final do terceiro trimestre de 2022. De acordo com a empresa, a dívida líquida registada até ao final de setembro era equivalente a 2,2 vezes o EBITDA gerado nos últimos 12 meses. Há um ano, esse rácio era de 1,6 vezes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros da Altri caem 76% para 28,2 milhões de euros até setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião