Assistente jurídico com inteligência artificial vence Pitch da Web Summit 2023

Startup brasileira Inspira desenvolveu um assistente com inteligência artificial para ajudar o trabalho dos juristas. É a vencedora do Pitch da Web Summit 2023.

A startup brasileira Inspira venceu a Web Summit 2023Hugo Amaral/ECO

A startup brasileira Inspira venceu a edição deste ano do concurso Pitch da Web Summit. A empresa desenvolveu um “assistente jurídico” alavancado em inteligência artificial “para otimizar tarefas do dia-a-dia” dos juristas, “como pesquisas, gestão do conhecimento, leituras, análises e elaboração de relatórios”.

A plataforma da Inspira “traz simplicidade e praticidade” ao trabalho dos juristas e promove a “inteligência coletiva no processo de tomada de decisão”, com “benefícios não só para o mercado privado mas também para toda a cadeia envolvida”. A inteligência artificial tem sido a tecnologia em destaque este ano na cimeira tecnológica, que atraiu mais de 70 mil pessoas a Lisboa desde a passada segunda-feira.

O painel de jurados deste ano incluiu a portuguesa Cristina Fonseca, managing partner da Indico Capital Partners, mas a Inspira não foi a escolha principal do público. Os participantes da Web Summit que votaram no concurso preferiam largamente outra das startups concorrentes, a Kinderpedia, que conquistou 54% dos votos, contra os 27% da Inspira e os 19% da Cognimate, os três finalistas do Pitch.

No ano passado, o Pitch da Web Summit também foi conquistado por uma startup de inteligência artificial: a Theneo, da Geórgia, desenvolveu uma plataforma que permite gerar documentos com recurso a esta tecnologia. E, em 2021, foi a portuguesa Smartex, do Porto, a vencer este concurso, outra empresa com uma solução assente em inteligência artificial, mas dedicada ao setor têxtil.

(Notícia atualizada pela última vez às 16h44)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Assistente jurídico com inteligência artificial vence Pitch da Web Summit 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião