Ex-CMVM nomeado para o Mecanismo Europeu de Estabilidade

João Sousa Gião foi nomeado conselheiro geral e membro do conselho de administração do mecanismo de resgates da Zona Euro. Inicia funções no próximo ano.

João Sousa Gião, antigo membro da administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), foi nomeado conselheiro geral e membro do conselho de administração do Mecanismo Europeu de Estabilidade (ESM, sigla em inglês).

O português inicia funções no próximo ano: a 1 de janeiro enquanto conselheiro geral, substituindo David Eatough, e a 1 de abril na administração, segundo anunciou o mecanismo esta segunda-feira.

O ESM tem o mandato de preservar a estabilidade financeira na área do euro, prestando assistência financeira aos Estados-Membros com graves problemas de financiamento.

“Estou muito confiante de que o João será um conselheiro geral competente e inspirador e trará um conjunto precioso de competências para o conselho de administração”, sublinhou Pierre Gramegna, diretor-geral da ESM, que ganhou a corrida ao ex-ministro das Finanças português João Leão.

O responsável luxemburguês notou ainda que João Sousa Gião “fez contribuições importantes para o ESM e para o FEEF desde 2011, e tenho certeza de que será bem-sucedido em sua nova função graças à sua longa experiência no ESM e ao seu vasto conhecimento e competência de alto nível nos mercados financeiros”.

Antes da passagem na CMVM, entre 2017 e 2020, João Sousa Gião juntou-se ao FEEF (antecessor do ESM) em 2011 – ano do resgate financeiro a Portugal –, onde foi responsável pelos processos e políticas relacionadas com os mercados de capital.

Regressou, entretanto, ao ESM como senior advisor do conselheiro geral e, entre setembro de 2022 e setembro de 2023, liderou o departamento legal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-CMVM nomeado para o Mecanismo Europeu de Estabilidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião