Investimento direto estrangeiro cai 12% até setembro

Depois da quebra no primeiro semestre, as transações de investimento direto estrangeiro recuperaram no terceiro trimestre. Ainda assim, recuam 12% em 2023.

O investimento direto estrangeiro (IDE) em Portugal atingiu os 4.613,8 milhões de euros entre janeiro e setembro, recuando 12% em relação ao mesmo período de 2022, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pelo Banco de Portugal.

Depois de uma quebra de 50% registada no primeiro semestre, as transações de IDE em Portugal recuperaram terreno no terceiro trimestre deste ano, totalizando os 2.611,6 milhões, quatro vezes mais do que no terceiro trimestre de 2022.

Deste montante trimestral, 1,1 mil milhões estavam associados a investimento imobiliário, sendo que “foram sobretudo os outros países europeus que mais investiram em Portugal neste trimestre”, explica o supervisor.

Investimento recupera no terceiro trimestre

Fonte: Banco de Portugal

Os dados do Banco de Portugal mostram ainda que os investidores europeus aplicaram 2.000 milhões no terceiro trimestre, seguindo-se os investidores asiáticos com 400 milhões de euros.

No mesmo período, as transações de investimento direto de Portugal no exterior (IPE) totalizaram 713,4 milhões de euros, dos quais 500 milhões foram canalizados para outros países europeus. No acumulado do ano, o IPE supera já os quatro mil milhões de euros.

Ainda de acordo com o Banco de Portugal, no final do terceiro trimestre de 2023, o stock de IDE era de 176 mil milhões de euros, mais do que duplicando em 15 anos, e o IPE era de 64 mil milhões. Estes montantes representavam, respetivamente 68% e 25% do PIB português.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Investimento direto estrangeiro cai 12% até setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião