Gigantes americanas preparam fusão de seguradoras de saúde
A Cigna e a Humana, duas das maiores seguradoras do mundo, estão a preparar um acordo que vale 140 mil milhões de dólares, reduzindo a cinco as mega seguradoras de saúde a atuar nos Estados Unidos.
As seguradoras de saúde norte-americanas Cigna e Humana estão em negociações para um potencial negócio de dinheiro e ações para criar outro gigante do setor de seguros de saúde, afirma a Bloomberg citando “pessoas familiarizadas com o assunto”.
O momento e a estrutura de uma possível parceria não estão claros, mas a fusão pode criar um poderoso adversário para os rivais UnitedHealth Group e CVS Health. No entanto, o tamanho do conjunto ainda não se aproximaria do UnitedHealth Group, a maior seguradora do mundo, com um valor de mercado de quase meio bilião de dólares. O valor de mercado da Cigna é de cerca de 80 mil milhões de dólares, enquanto o da Humana é de aproximadamente 63 mil milhões.
Se consumado, o acordo reduziria o número de seguradoras de saúde de alcance nacional nos Estados Unidos e cotadas em bolsa de seis para cinco e daria a esta fusão mais poder de negociação com hospitais ou Medicare, disse Glen Losev, analista da Bloomberg Intelligence. “O seguro saúde é um negócio em grande escala”, disse Losev, “eles teriam mais capacidade de expandir suas margens de lucro.”
As duas empresas têm algumas características complementares. A Cigna é proprietária da Express Scripts, uma das maiores gestoras de benefícios farmacêuticos, enquanto a Humana é uma das maiores fornecedoras de planos que administram versões privadas do Medicare, o programa de saúde dos EUA para idosos. O negócio Medicare da Cigna é pequeno em comparação. A Humana disse que vai parar de vender cobertura para empresas, onde a Cigna é mais forte.
A combinação provavelmente ainda enfrentaria obstáculos antitrust num setor onde alguns foram bloqueados pelos reguladores. Isso incluiu uma proposta de união entre a Cigna e a Anthem, agora Elevance Health, e um acordo separado para a Humana se combinar com a Aetna.
A última grande onda de consolidação do setor ocorreu há cerca de cinco anos, quando a CVS fechou um acordo de quase 70 bilhões de dólares com a Aetna.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Gigantes americanas preparam fusão de seguradoras de saúde
{{ noCommentsLabel }}