Atividade empresarial da Zona Euro cai em novembro. Receios de recessão aumentam
Queda abrandou no mês passado, mas os dados da atividade empresarial na Zona Euro indicam que o último trimestre de 2023 pode voltar a ser de contração, conduzindo o bloco para a recessão técnica.
A atividade empresarial da Zona Euro voltou a cair em novembro, ainda que tenha abrandado a queda, segundo os dados dos índices PMI. Os valores divulgados esta terça-feira indicam que a economia do bloco deverá contrair novamente neste trimestre, à medida que o setor dos serviços continua a tentar gerar procura.
A economia da Zona Euro contraiu 0,1% no terceiro trimestre e os dados económicos que têm vindo a ser conhecidos, incluindo estes índices PMI, mostram que a tendência deverá ser a mesma no último trimestre do ano, entrando em recessão técnica.
O PMI composto, compilado pela S&P Global e visto como um indicador da saúde económica global, subiu para 47,6, (sendo que valores abaixo de 50 indicam uma queda face ao mês anterior) depois de atingir um mínimo de quase três anos em outubro, de 46,5. Ficou acima de estimativas preliminares de 47,1, mas continua a indicar um recuo da atividade. Já o PMI dos serviços foi de 48,7.
“O setor dos serviços manteve a sua descida em novembro. A melhoria modesta do índice de atividade não deixa muito espaço para otimismo relativamente a uma rápida recuperação no futuro imediato“, apontou Cyrus de la Rubia, economista-chefe do Hamburg Commercial Bank, citado pela Reuters.
Apesar destes dados mais pessimistas, o sentimento geral em relação ao próximo ano melhorou, sendo que o índice composto de produção futura subiu de 55,6 para 56,0.
As mais recentes previsões da Comissão Europeia apontam para um crescimento do PIB da Zona Euro de 0,6% em 2023 e 1,2% em 2024, uma revisão em baixa face às projeções de setembro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Atividade empresarial da Zona Euro cai em novembro. Receios de recessão aumentam
{{ noCommentsLabel }}