PSI sem alterações, mantém as mesmas 16 empresas
A revisão trimestral do PSI não evoca qualquer alteração à constituição atual do principal índice acionista da Euronext Lisboa. Mantém-se as 16 empresas.
O principal índice acionista da Euronext Lisboa irá manter-se inalterado pelo menos por mais um trimestre. De acordo com um comunicado divulgado esta quarta-feira pela Euronext sobre a revisão trimestral do PSI, o índice irá manter-se com as mesmas 16 empresas que constituem atualmente o PSI pelo segundo trimestre consecutivo.
A última vez que o PSI teve uma alteração foi em março, com a entrada da Ibersol no principal índice da praça portuguesa. Desta forma, o PSI irá continuar a ter no BCP, na Galp Energia e na Jerónimo Martins os seus principais vetores, ao serem atualmente responsáveis por 45% das oscilações diárias do índice.
A composição do PSI é revista pela Euronext trimestralmente e as empresas têm de cumprir dois requisitos relacionados com a dimensão da empresa e da liquidez das ações para fazerem parte do índice:
- Apresentar uma capitalização bolsista acima dos 100 milhões de euros;
- O volume de negociação das ações no mercado deve ser equivalente a pelo menos 15% do número total de ações cotadas multiplicado pelo fator de “free float” da empresa, calculado ao longo dos 12 meses completos relevantes para a revisão.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PSI sem alterações, mantém as mesmas 16 empresas
{{ noCommentsLabel }}