Rui Rio sugere demissão da Procuradora-Geral da República

  • ECO
  • 14 Dezembro 2023

Ex-líder do PSD, Rui Rio, considera numa entrevista que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, “deveria abandonar o cargo” no seguimento do que aconteceu depois da Operação Influencer.

Rui Rio defende ser “evidente que a Procuradora-Geral da República deveria abandonar o cargo”, depois de tudo o que se sucedeu com a Operação Influencer, que culminou na queda do Governo. Ainda assim, em entrevista ao Jornal de Notícias, diz acreditar que a permanência de Lucília Gago “não será assim tão fora do comum”.

“A senhora PGR não só não foi clara, como até assumiu que não se sente responsável por coisa nenhuma. Pior ainda, abriu um processo contra a procuradora Maria José Fernandes, que ousou corajosamente dar a sua opinião crítica sobre o funcionamento do Ministério Público (MP). Mais grave ainda, sabe-se que o MP manteve um membro do Governo sob escuta quatro anos”, detalhou o ex-presidente do PSD.

Para o político, tudo isto seria inaceitável num “verdadeiro” regime democrático, salientando que, perante o “famoso” parágrafo do comunicado da PGR que levou à demissão de António Costa, o primeiro-ministro “não podia fazer outra coisa”. Rui Rio acredita que a origem da crise política deve-se, por isso, ao MP, “que faz o que quer e como quer e nem se digna dar uma explicação aos portugueses”. “O MP tem de manter a sua autonomia, mas, para vivermos verdadeiramente em democracia, não pode haver nenhum poder sem escrutínio democrático”, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rui Rio sugere demissão da Procuradora-Geral da República

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião